Política

Lula confirma Mauro Vieira no ministério das Relações Exteriores

Atual embaixador do Brasil na Croácia, ele também foi chanceler durante o governo de Dilma Roussef

Foto: Divulgação/Itamaraty

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou nesta sexta-feira (09) que o embaixador do Brasil na Croácia, Mauro Vieira, será o ministro das Relações Exteriores. O nome de Vieira, anunciado agora, momentos antes do jogo entre os dois países na Copa do Mundo do Catar, foi dado como certo por fontes no início deste mês.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Após anunciar outros quatro ministros mais cedo, Lula fez a indicação do embaixador como chanceler. “Por último, na Croácia, Mauro Vieira será o ministro das Relações Exteriores. Tenho grande relação com Vieira e o escolhi para o Itamaraty”, disse Lula em pronunciamento à imprensa no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede do governo de transição em Brasília.

LEIA TAMBÉM: Lula anuncia Haddad, Rui Costa, Dino, Múcio e Vieira como ministros do novo governo

Apesar de o corpo diplomático estar satisfeito com o fato de o presidente eleito ter escolhido um profissional de carreira, a indicação de Vieira não agrada de todo aos servidores do Itamaraty, como registrou o Broadcast Político, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado. O embaixador anunciado por Lula há pouco já foi chanceler durante o governo de Dilma Rousseff (PT).

Vieira é muito próximo de um de seus antecessores, Celso Amorim, um dos conselheiros mais próximos de Lula na política internacional. Esta proximidade incomoda diplomatas, pois temem que o novo ministro seja apenas um “fantoche” no cargo.