Política

Após ser preso, Lula chega à sede da Polícia Federal de São Paulo

Ex-presidente entregou-se à PF por volta de 18h40 deste sábado, depois de permanecer entrincheirado por dois dias no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

Após ser preso, Lula chega à sede da Polícia Federal de São Paulo
Lula chegou à sede da Polícia Federal em São Paulo na noite deste sábado

Lula, já preso pelas autoridades, chegou à sede da Polícia Federal em São Paulo, no bairro da Lapa, onde vai ser submetido a exame de corpo de delito – medida de praxe para todos os presos – antes de ser levado para Curitiba, terra da Lava Jato, onde vai iniciar o cumprimento da pena de 12 anos e um mês de reclusão no processo do caso tríplex do Guarujá.

Lula entregou-se à PF por volta de 18h40 deste sábado, 7, depois de permanecer entrincheirado por dois dias no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, seu antigo reduto.

Na parte da manhã, o ex-presidente fez seu último comício em liberdade, após a celebração de uma missa por Marisa Letícia, ex-primeira-dama que morreu em fevereiro de 2017 e que neste sábado completaria 68 anos.

À sua plateia ele disse que iria se apresentar à Polícia Federal. Ele desafiou seus algozes, da força tarefa da Lava Jato, a apresentarem provas contra ele.

“Vou de cabeça erguida e vou sair de peito estufado de lá”, afirmou, às 12h55, quando encerrou o comício.

Rojões são disparados por todo o Brasil após prisão de Lula

Estouro de rojões foram ouvidos em diversos estados do Brasil após Lula sair do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e se entregar para à Polícia Federal.

Segundo apuração do Estado e relatos de usuários de redes sociais, a manifestações à favor da prisão do ex-presidente ocorrem em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba.

Como informa a Coluna do Estadão, quando Lula se entregou à Polícia Federal, houve fogos e buzinaços em diversos pontos de Brasília. Em Águas Claras, cidade do Distrito Federal, pessoas acenderam e apagaram as luzes em comemoração.

Na capital paulista foram ouvidos disparos de fogos e artifício nos bairros Cambuci, Vila Romana, Perdizes, Santa Cecília, Alta da Lapa, Vila Madalena e Pacaembu. Também fora disparados fogos de artifício em cidades da Região Metropolitana de São Paulo, como Santa André e São Bernardo do Campo.

Manifestantes tentam afastar jornalistas de área pró Lula em Curitiba

A imprensa se tornou o principal alvo dos protestos de apoiadores do ex-presidente Lula em Curitiba na noite deste sábado. Manifestantes lançaram ovos contra uma casa onde estão equipes de TV, em frente ao prédio da Polícia Federal. Em seguida as janelas foram fechadas.

Uma repórter do Portal BNC Amazonas filmou a ação e foi afastada do local por apoiadores de Lula. “Vocês têm que se afastar daqui para o bem de vocês”, disse um manifestante a jornalistas que estavam na área. Os repórteres se distanciaram e os ânimos se acalmaram.

Com informações do Estadão Conteúdo