Política

Magno derrota Rose na maioria das cidades da Grande Vitória; veja como foi a votação nos municípios

No entanto, na soma de todos os municípios, Rose ganhou o pleito em 47 das 78 cidades do Estado

Foto: Agência Brasil

O primeiro turno das eleições no Espírito Santo terminou com o ex-senador Magno Malta (PL) sendo eleito pelos capixabas para voltar ao cargo a partir de janeiro do que ano vem. Aliado de primeira hora do atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição no segundo turno, Magno teve 821.189 votos, chegando a 41,95% dos votos válidos.

Já a senadora Rose de Freitas (MDB), que buscava se reeleger, terminou na segunda colocação, totalizando 747.104 votos (38,17%). Conhecida por seu perfil municipalista e por sua intensa relação com os prefeitos do interior do Estado, a parlamentar liderou a votação em apenas duas cidades da Grande Vitória. Magno, por sua vez, saiu vitorioso em três.

LEIA TAMBÉM: Rose de Freitas não comenta derrota na disputa pelo Senado

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a senadora venceu em Viana (14.122 votos) e Vitória (69.595 votos). Já Magno liderou a disputa em Cariacica (71.910 votos), Serra (87.726 votos) e Vila Velha (102.884).

No entanto, na soma de todos os municípios, Rose ganhou o pleito em 47 das 78 cidades do Estado, enquanto Magno teve êxito em outras 31, segundo os dados do TSE.

O resultado é reflexo do apoio declarado que Rose teve da maioria dos prefeitos capixabas durante o seu período de campanha. Além disso, a parlamentar sempre apostou no envio de recursos como emendas parlamentares, por exemplo, para as cidades, mantendo, assim, uma relação de proximidade com os  chefes dos Executivos municipais.

Confira a votação de Magno e Rose nos municípios do ES: