Para a maior parte dos brasileiros, o governo de Jair Bolsonaro não favorece os trabalhadores (51%), nem as pessoas em situação de extrema pobreza (47%). Os dados são do Instituto Conhecimento Liberta (ICL). A pesquisa mostra ainda que 69% acham que a atual gestão favorece os grandes empresários e 68% avaliam que beneficia os banqueiros.
Quando questionados sobre os pontos positivos do governo Bolsonaro, 43% dizem não haver nenhum aspecto digno de elogio e 28% citam o combate à corrupção.
Segundo o site UOL, como pontos negativos, os mais mencionados são o fracasso no enfrentamento da pobreza e das desigualdades e o mau desempenho no combate à pandemia, ambos com 44%.
Já a crise econômica no país é reconhecida por 86% dos pesquisados e 90% acreditam que os mais pobres são os principais prejudicados.
A política econômica do governo, portanto, é muito mal avaliada, sendo que 40% das pessoas ouvidas acham que a área dirigida por Paulo Guedes não tem nenhum aspecto positivo.
Por outro lado, 27% acreditam que a ajuda financeira para a população mais pobre é o ponto a ser elogiado do governo. De negativo na gestão da economia, os problemas mais citados são custo de vida/política de preços (45%), controle da inflação (43%) e deficiência na geração de empregos (39%).