Política

Mais de 2,7 milhões de capixabas vão às urnas neste domingo para escolher o presidente do Brasil

Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) disputam o segundo turno das eleições e o cargo de presidente do Brasil entre 2019 e 2022

Mais de 2,7 milhões de capixabas vão às urnas neste domingo para escolher o presidente do Brasil
Foto: Reprodução/Facebook
Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) disputam o cargo de presidente do Brasil

O segundo turno das eleições 2018 será realizado neste domingo (28) em todo o Brasil. No Espírito Santo, os eleitores vão votar para decidir quem será o novo presidente do Brasil a partir de 2019. Na disputa estão Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT).

Os eleitores deverão comparecer aos locais de votação entre as 8h e as 17h (horário local).Aqueles que estiverem na fila das seções eleitorais após às 17h ainda poderão votar.

Caso perca o prazo e não consiga votar, o eleitor terá até 60 dias para justificar o voto em qualquer cartório eleitoral. Mesmo os que não votaram no primeiro turno, poderão votar normalmente neste segundo turno. Cada turno é visto como uma nova eleição.

Em 14 unidades federativas do país os eleitores também vão escolher os próximos governadores. No Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB) foi eleito no primeiro turno com 55,49% dos votos válidos.

Eleições no Espírito Santo

O Espírito Santo conta com 2.754.728 eleitores aptos a votar. Eles estão divididos em 9.062 de seções eleitorais. Neste segundo turno, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), vão ser utilizadas 10.339 urnas eletrônicas, sendo 1.277 de contingência. 

Obrigatoriedade e regras

O voto é obrigatório para brasileiros alfabetizados maiores de 18 anos e menores de 70 anos e é facultativo para pessoas entre 16 e 18 anos ou maiores de 70 anos.

O que precisa levar para votar

Para votar, é necessário apresentar um documento oficial com foto, como carteiras de identidade, de trabalho, nacional de habilitação, certificado de reservista, Documento Nacional de Identidade (DNI) ou passaporte. 

Certidão de nascimento e de casamento não valem como prova de identidade na hora de votar.

Eleitores que fizeram o cadastramento biométrico podem apresentar somente o e-Título, por substituir o documento oficial com foto. O aplicativo de celular da Justiça Eleitoral pode ser baixado gratuitamente e está disponível para IOS e Android.

O que é permitido no dia da eleição

*Levar uma “colinha” de papel com os números dos candidatos
* Manifestação individual e silenciosa dos eleitores através de broches, adesivos e bandeiras.
* Bonés e camisetas com motivos eleitorais também são permitidos, desde que feitos pelo próprio eleitor.
Tirar fotos até a entrada da seção eleitoral 

O que não é permitido

*Distribuir cola eleitoral para outros eleitores
Concentração de eleitores com roupas, acessórios e adesivos temáticos de candidatos ou partidos durante a votação
* Comícios e carreatas
* Distribuição de santinhos e panfletos
* “Derrames” de santinhos também são proibidos, mesmo se feito na véspera do pleito

Como justificar a ausência

 O eleitor que justificou a ausência no primeiro turno deve fazer isso de novo no segundo turno caso não esteja próximo de sua zona eleitoral. Para justificar o voto, deve se comparecer a um local de votação munido de título eleitoral e documento oficial com foto. 

Depois das eleições, o prazo para justificar a ausência é de até 60 dias, encerrando-se em 6 de dezembro para o primeiro turno e em 27 de dezembro para o segundo turno. Se não fizer isso, o eleitor precisará pagar uma multa entre R$ 1,05 a R$ 3,51 .