Neste domingo (5), eleitores de 78 municípios capixabas irão eleger os futuros governantes. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), no Estado, 2.653.536 eleitores devem ir às urnas, para escolher o presidente, governador, senador, deputados federais e estaduais. Se comparado às últimas eleições, houve um aumento de 200 mil eleitores no Estado.
De acordo com o TRE, a maioria dos eleitores do Espírito Santo é do sexo feminino. São 1.374.381 mulheres que devem votar este ano, contra 1.277.091 homens. Com relação a faixa etária, 24,7% dos eleitores têm entre 45 e 59 anos, 23,8% são de pessoas de 25 e 34 anos e 20, 2% têm entre 35 e 44 anos.
Os dados do TRE mostram, ainda, que do eleitorado capixaba, 59,7% (1.585.760) são solteiros e 35% são casados. Com relação ao grau de instrução, a maior parte (31,381), tem apenas o ensino fundamental incompleto e mais de 123.562 são analfabetos. Ainda de acordo com o Tribunal, apenas 125.035 têm o ensino superior completo.
Ainda de acordo com o Tribunal, existem 8.288 seções eleitorais no Estado. Ao todo, cerca de 10 mil urnas estão disponíveis para a eleição. Caso algum equipamento apresente problema, haverá substituição. Para isso, existem 1.400 urnas reservas. As urnas já estão nos cartórios eleitorais de todos os municípios. Neste sábado, um dia antes da eleição, os aparelhos foram levados para os locais da votação.
O município de Vila Velha sai na frente, sendo o maior colégio eleitoral do Estado: são 303.578 pessoas votantes. Em segundo lugar, vem Serra, com 288.970. Vitória ocupa a 3° colocação com um total de 260.226. Logo depois vem Cariacica com 250.880 eleitores, seguido por Cachoeiro de Itapemirim, que abrange 134.730 votantes.
Na seção 672 da 1ª Zona Eleitoral, no bairro Grande Vitória, na Capital, está concentrada a maior seção e votação, com um total de 533 eleitores. Já o maior local de votação fica em Feu Rosa, em Serra, onde em uma escola, 9.870 eleitores participam do ato democrático. Vila Velha aparece no 2° e 3° lugar, com um colégio localizado na Praia da Costa e uma faculdade particular.
Nas eleições deste ano, serão 645 candidatos. Cinco disputam o governo do Estado, mesmo número de concorrentes para a vaga no Senado Federal. Já na corrida para a Assembleia Legislativa, 473 candidatos disputam a preferência do eleitorado capixaba. Na disputa pelas vagas na Câmara Federal há 158 candidatos registrados no TRE. Caso haja segundo turno, a votação será realizada no dia 26 deste mês.
Voto-a-voto no Folha Vitória: Eleitor poderá acompanhar apuração por tablets e smartphones
Neste domingo (5), mais de 2,6 milhões de eleitores no Espírito Santo vão às urnas para escolher seus representantes para Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Câmara Federal, Senado e presidência da República. E o jornalismo da Rede Vitória estará de plantão com as equipes de profissionais para levar ao público todas as notícias no momento em que elas acontecem.
No jornal online Folha Vitória, a cobertura começa bem cedo, com informações desde o início da votação até o fim da eleição. A partir das 17 horas, o jornal começa a transmitir a apuração voto-a-voto no hotsite do Folha Vitória. O eleitor vai poder acompanhar em tempo real a contagem de votos em todos os municípios capixabas.
Além disso, repórteres vão acompanhar toda a movimentação do dia das eleições 2014 no Espírito Santo. A TV Vitória também está com uma estrutura especial para cobertura do processo eleitoral.
Logo após o fim da votação nas urnas, a emissora vai transmitir um programa ao vivo e especial com o balanço do que foi notícia durante o dia. O jornalista Alex Cavalcanti será o âncora do programa e vai mostrar toda a repercussão do resultado da votação.
Especialistas sobre o assunto estarão no estúdio da TV Vitória para realizar uma análise da eleição no Espírito Santo e também no cenário nacional. O programa começa a ser exibido a partir das 17 horas.
Para receber os 2.653.536 de eleitores capixabas nas 58 zonas eleitorais do Espírito Santo, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) irá coordenar um esquema especial para o dia 5 de outubro. Serão 6,5 mil policiais militares nas ruas, no dia da eleição. Os juízes das 58 zonas eleitorais também estarão de plantão.