Com os títulos de eleitor cancelados, mais de 30 mil pessoas não vão poder voltar ente ano em Vitória. O prazo para regularizar o documento acabou no dia 4 de maio e as eleições deste ano acontecem no primeiro domingo de outubro.
De acordo com o advogado especialista em Direito Eleitoral Ludgero Liberato, uma das hipóteses para o cancelamento é o eleitor não ter votado nas três últimas eleições. “Normalmente o eleitor procura o cartório, faz o pagamento da multa, que é de valor pequeno, e regulariza a sua situação”, afirmou.
Outra hipótese levantada pelo advogado para o cancelamento dos títulos é com relação ao cadastramento da biometria, que não foi feito por algumas pessoas que votam na Capital. “Agora só após passar esse período será possível regularizar essa situação. O eleitor que não fez a sua revisão deverá levar um comprovante de residência a um cartório eleitoral”, explicou.
Ainda de acordo com Liberato, quem está com título cancelado não pode tirar passaporte, ingressar em cursos superiores, e tem várias outras restrições.