Quase 44 mil capixabas podem ter seus títulos de eleitores cancelados até maio deste ano. Os dados são do Superior Tribunal Eleitoral (TSE), que listou que 43.980 eleitores em todo o Estado deixaram de votar nas últimas três eleições e ainda não regularizaram sua situação.
No Espírito Santo, quase metade dos eleitores em situação irregular se encontram na Grande Vitória, nas cidades de Serra (com 8530 pessoas), Vila Velha (7498) e Cariacica (6365). Lideram a lista no interior as cidades de Cachoeiro de Itapemirim (2410), Linhares (1881) e São Mateus (1449).
A relação com os nomes dos eleitores em situação irregular pode ser encontrada em qualquer um dos cartórios eleitorais do Estado. Para regularizar a situação, o cidadão deve se dirigir a um desses locais portando documento com foto que comprove sua identidade, título eleitoral e comprovantes de votação, de justificativa e de recolhimento de multa ou de dispensa de recolhimento. O prazo final para regularização é dia 2 de maio.
Os eleitores que não normalizarem a situação até a data limite poderão ter seus títulos cancelados. A efetivação de cancelamento será feita entre os dias 17 e 19 de maio.
Vale ressaltar que cada turno do pleito eleitoral é considerado uma eleição independente e a Justiça Eleitoral não notificará os eleitores sobre suas pendências eleitorais.
Vitória
Capital do Espírito Santo, Vitória tem apenas um caso de eleitor com problema na regularização cadastral. Em todo o Brasil, o número de eleitores faltosos é de 1,9 milhão. Os estados com mais eleitores irregulares são São Paulo (529.818), Rio de Janeiro (261.335) e Minas Gerais (175.020).