Um total de 5,1 mil policiais militares estarão nas ruas dos 78 municípios do Espírito Santo, a partir das 7 horas do próximo sábado (06), véspera das eleições, para garantir a segurança da população durante a votação.
O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (02) pelo comandante geral da corporação, coronel Alexandre Ramalho. Na segunda-feira, a Secretaria de Segurança Pública do Estado (Sesp) já havia anunciado que, somente no domingo, mais de 6 mil policiais estarão nas ruas.
O reforço no policiamento, segundo Ramalho, tem como objetivo assegurar a normalidade da eleição. “Paralelo aos locais de votação, nós teremos também policiamento ostensivo nas imediações e teremos a tropa especializada, que ficará de prontidão, bem como atuará nos locais de apuração, quando se definirá então o término da eleição e os candidatos que, por sua vez, forem eleitos”, frisou o comandante.
Para monitorar o pleito, um Centro Integrado de Comando e Controle também será instalado na Sesp. Todas as sessões eleitorais do Espírito Santo foram mapeadas no planejamento. Somente na Grande Vitória, serão 501 pontos de votação.
Além da Polícia Militar e da Sesp, o trabalho conta com a parceria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Policia Federal e Ministério Público Eleitoral. Até mesmo uma videoconferência com o Ministério da Segurança Pública foi realizada.
“Estaremos alimentando o banco de dados desse Ministério da Segurança Pública por intermédio também do Centro de Comando e Controle Nacional. Então todas as ocorrências geradas aqui no Espírito Santo servirão para abastecer esse Centro de Comando e Controle, que fará o registro de todo o Brasil e monitorará, da mesma forma, o Espírito Santo”, destacou Alexandre Ramalho.
De acordo com o comandante, cerca de 1,5 mil ocorrências são geradas diariamente no Ciodes. Apesar do emprego dos PMs na operação, Ramalho garante que a população não ficará desassistida durante o período de votação.
“Isso é uma demanda violenta de planejamento, de execução, de dedicação da nossa tropa, de contribuição da Polícia Militar para que o pleito eleitoral transcorra dentro da democracia esperada pelo povo brasileiro”, ressaltou.
Crimes Eleitorais
Denúncias de crimes eleitorais podem ser feitas pelo aplicativo do Pardal, disponível na App Store e na Play Store, e no site www.tre-es.jus.br. Em caso de outras intercorrências, a Polícia Militar pode ser acionar no Ciodes-190.