No Cartório Eleitoral de Colatina, onde a biometria teve início no dia 18 de setembro, 61 mil eleitores ainda não se dirigiram ao local, que fica no bairro Maria das Graças.
De acordo com a chefe do cartório, Nummila Ribeiro, a procura está abaixo do esperado. A capacidade do cartório é de atender 750 eleitores por dia, sendo que a média está em 500. Ela disse que o órgão tem 21 atendentes para efetuar o procedimento.
Os cartórios eleitorais estão funcionando em horário especial para atender os eleitores de segunda a sábado, das 9 horas às 18 horas. O horário de menor movimento de eleitores no cartório em Maria das Graças é a partir das 16 horas.
Ultrapassado o prazo para o comparecimento do eleitorado, os títulos eleitorais serão cancelados, o que pode resultar, inclusive, no bloqueio do CPF junto à Receita Federal.
O objetivo do cadastramento, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo(TRE-ES), é tornar mais segura a identificação do eleitor. O prazo final para o cadastramento deve ser em novembro.