Política

Mais de 90% dos vereadores da Grande Vitória vão tentar a reeleição

Levantamento realizado pelo Folha Vitória, com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aponta que 77 vereadores, do total de 85, querem mais um mandato

Apenas um vereador da Câmara de Vitória (foto em destaque) não irá tentar se reeleger Foto: Divulgação

A grande maioria dos vereadores da Grande Vitória (Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana) irá tentar a reeleição em 2016. Levantamento realizado pelo Folha Vitória, com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aponta que 77 vereadores, do total de 85, querem mais um mandato, o que representa 90,6% do total.

Em Vitória, só não irá tentar a reeleição Sérgio Magalhães (PTB), antes cotado para disputar a Prefeitura e agora apoiador do peemedebista Lelo Coimbra. “Já cumpri dois mandatos. Acho que tenho que dar oportunidade a outros, tendo em vista que convidei vários amigos meus para se candidatarem”, disse.

Na Serra, Gideão Svensson (PR) é candidato à Prefeitura, motivo pelo qual não concorre novamente ao Legislativo. Já o Pastor Ricardo (PRB), afirmou que quer voltar ao exercício de suas atividades como líder religioso. “Decidi voltar para o altar”, afirmou.

Em Cariacica, três vereadores não vão disputar a reeleição. Jackeline Moraes (PSD) decidiu apoiar a candidatura ao Executivo do marido, Adilson Avelina (PSB). “Já tínhamos conversado e chegado ao consenso de que, caso a candidatura dele se viabilizasse, não disputaríamos na mesma campanha. Da última vez foi muito difícil para a família”, comentou.

Robson Schaefer (PDT) alegou motivos de saúde. “Tive problema de artrose. Coloquei prótese no joelho direito e agora terei que colocar no esquerdo. Tentei ir para a rua caminhar e vi que não tinha condição de enfrentar uma campanha sentindo dor do jeito que estou. Candidato que não anda não ganha eleição”, avaliou. O pedetista acrescentou que atuará para eleger outros candidatos.

Já Joscelino Miguel (PP) disse que possui compromisso com o pastor Wanderley há algum tempo. “Prometei a ele, que era meu chefe de gabinete, que esse próximo mandato seria dele. Estou cumprindo agora esse acordo porque na política a palavra de homem tem que ser respeitada”, disse.

Em Vila Velha, Anderson de Oliveira (PV) não irá disputar a eleição, pois figura como candidato a vice-prefeito na chapa de Neucimar Fraga (PSD). Em Viana, por fim, a presidente da Câmara Municipal, Irani Inácia – a Nina, irá enfrentar Gilson Daniel (PV) e Moisés de Souza (PMB) na disputa pela prefeitura.