A grande maioria dos vereadores da Grande Vitória (Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana) irá tentar a reeleição em 2016. Levantamento realizado pelo Folha Vitória, com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aponta que 77 vereadores, do total de 85, querem mais um mandato, o que representa 90,6% do total.
Em Vitória, só não irá tentar a reeleição Sérgio Magalhães (PTB), antes cotado para disputar a Prefeitura e agora apoiador do peemedebista Lelo Coimbra. “Já cumpri dois mandatos. Acho que tenho que dar oportunidade a outros, tendo em vista que convidei vários amigos meus para se candidatarem”, disse.
Na Serra, Gideão Svensson (PR) é candidato à Prefeitura, motivo pelo qual não concorre novamente ao Legislativo. Já o Pastor Ricardo (PRB), afirmou que quer voltar ao exercício de suas atividades como líder religioso. “Decidi voltar para o altar”, afirmou.
Em Cariacica, três vereadores não vão disputar a reeleição. Jackeline Moraes (PSD) decidiu apoiar a candidatura ao Executivo do marido, Adilson Avelina (PSB). “Já tínhamos conversado e chegado ao consenso de que, caso a candidatura dele se viabilizasse, não disputaríamos na mesma campanha. Da última vez foi muito difícil para a família”, comentou.
Robson Schaefer (PDT) alegou motivos de saúde. “Tive problema de artrose. Coloquei prótese no joelho direito e agora terei que colocar no esquerdo. Tentei ir para a rua caminhar e vi que não tinha condição de enfrentar uma campanha sentindo dor do jeito que estou. Candidato que não anda não ganha eleição”, avaliou. O pedetista acrescentou que atuará para eleger outros candidatos.
Já Joscelino Miguel (PP) disse que possui compromisso com o pastor Wanderley há algum tempo. “Prometei a ele, que era meu chefe de gabinete, que esse próximo mandato seria dele. Estou cumprindo agora esse acordo porque na política a palavra de homem tem que ser respeitada”, disse.
Em Vila Velha, Anderson de Oliveira (PV) não irá disputar a eleição, pois figura como candidato a vice-prefeito na chapa de Neucimar Fraga (PSD). Em Viana, por fim, a presidente da Câmara Municipal, Irani Inácia – a Nina, irá enfrentar Gilson Daniel (PV) e Moisés de Souza (PMB) na disputa pela prefeitura.