
Republicanos perde terceiro prefeito
Após as baixas dos prefeitos de Venda Nova do Imigrante e de Sooretama, foi a vez do prefeito de Mimoso do Sul, Peter Nogueira da Costa, também deixar o partido Republicanos. O comunicado ao partido já foi feito e Peter não faz mais parte dos quadros da legenda.
Em seu segundo mandato à frente do município que foi arrasado pelas chuvas no ano passado, Peter disse que a decisão de deixar o partido foi pessoal, mas que a intenção é estar numa legenda que faça parte da base aliada do governador Renato Casagrande (PSB).
“Irei para um partido de centro-direita alinhado ao projeto do governador. O governo tem nos ajudado e serei grato”, disse o prefeito em entrevista à jornalista Julia Camim, do Folha Vitória.
Filiado há aproximadamente seis anos no Republicanos, Peter ainda não decidiu em qual partido deve se abrigar. “Definirei sobre o partido mais pra frente”.
No final do mês passado, quando completou um ano da tragédia das enchentes que se abateu sobre o pequeno município da região Sul, Peter recebeu uma comitiva do governo do Estado liderada pelo governador em exercício Ricardo Ferraço (MDB).
Segundo balanço feito pelo governo do Estado, foram investidos R$ 144 milhões em ações, obras e aquisição de bens para o município nos últimos 12 meses.
Debandada
Os prefeitos de Venda Nova do Imigrante, Dalton Perim, e de Sooretama, Fernando Camiletti, também se desfiliaram do Republicanos. O motivo é o mesmo: não estar em um partido que não faça parte da base aliada do governador e apoio ao projeto do governo para 2026.
O Republicanos já tem trabalhado o nome do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, como pré-candidato a governador. Ele deve ser o principal nome de oposição ao grupo do governo, que tem como prioridade eleger Casagrande ao Senado e Ricardo ao Palácio Anchieta.
Um dos articuladores dessa debandada de prefeitos é o deputado estadual Hudson Leal, que também está de malas prontas para deixar o Republicanos. Hudson faz parte da base aliada de Casagrande na Assembleia.
Interlocutores do Republicanos afirmam que os prefeitos do partido têm sido “assediados” pela cúpula do governo e que, para não perderem convênios e investimentos, estão deixando a legenda.
O Republicanos elegeu oito prefeitos em outubro passado. Com as baixas, agora tem cinco.
***
Tribunal de Justiça define amanhã lista tríplice de candidatos à vaga de desembargador
Está marcada para amanhã (10), às 14 horas, a sessão para a formação da lista tríplice dos candidatos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES) à vaga de desembargador no Tribunal de Justiça do Estado. A vaga foi aberta com a aposentadoria do desembargador Annibal de Rezende Lima.
Seis nomes estão na disputa. São eles: Vinícius Pinheiro, Adriano Pedra, Alexandre Puppim, Américo Mignone, Erfen Ribeiro e Sarah Merçon-Vargas.
A lista sêxtupla foi formada pelo Conselho da OAB-ES e está com o TJES desde dezembro passado. Amanhã os desembargadores devem escolher, numa votação aberta, os três advogados que serão submetidos à escolha do governador. Cabe ao chefe do Executivo nomear o novo membro da Corte. Os seis candidatos devem participar da sessão.
Cercada por polêmicas, a lista foi alvo de críticas por parte até da nova presidente da Ordem, Érica Neves, e chegou a ser judicializada por dois advogados que participaram do processo, mas ficaram de fora da escolha dos conselheiros.
Até o momento, todas as decisões judiciais foram no sentido de manter a lista eleita. A presidente da OAB-ES, que chegou a cogitar pedir a lista de volta para uma nova eleição, desistiu.
Érica agora pretende mudar as regras para a escolha dos candidatos às vagas do Quinto Constitucional, entre elas, a ordem de votação – que passaria a ser primeiro pelo crivo do Conselho e depois em votação direta da categoria. Uma nova resolução sobre o tema deve ser votada pelo Conselho da Ordem.
***
Programa para novos advogados
A Seccional Capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES) lançou o programa “Start OAB” para auxiliar advogados no início da carreira. O programa consiste em um pacote de benefícios para reduzir os custos e dar suporte técnico aos novos profissionais.
Entre as ações, estão: isenção da taxa de registro de CNPJ unipessoal, cursos gratuitos na Escola Superior de Advocacia (ESA) e na ESA Business e gratuidade total em serviços como assinador digital, gerenciador de processos, aplicativo móvel, biblioteca digital, cálculo judicial e trabalhista, entre outros.
“Queremos que nenhum advogado ou advogada desista nos primeiros meses por falta de suporte. O ‘Start OAB’ foi pensado para garantir acesso, estrutura e oportunidade”, disse a presidente da OAB-ES, Érica Neves.
***
Troca-troca na Comunicação
A Assembleia Legislativa e a Câmara de Vereadores de Vitória trocaram os jornalistas responsáveis pela comunicação dos dois poderes.
Na Ales, saiu Guto Neto, que estava no cargo desde o início de 2023, e entrou Leo Nunes, que atuava há cinco anos na assessoria do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), e antes tinha assessorado o ex-governador Paulo Hartung (sem partido). Ele também já assessorou o vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB).
Já no Legislativo municipal, saiu Breno Moraes – no cargo desde julho do ano passado – para a entrada de Margô Devos, ex-assessora da OAB-ES e que também já comandou a Secretaria de Comunicação da Assembleia.
LEIA TAMBÉM:
TJES marca data para votar lista da OAB-ES e Ordem decide não fazer nova eleição
A anistia e o aceno de Pazolini para 2026
Ponte na debandada de prefeitos, Hudson Leal também deve deixar o Republicanos