O reajuste salarial dos procuradores do Ministério Público do Espírito Santo (MPES) vai ter que esperar para ser aprovado na Assembleia. Com o painel eletrônico sendo substituído, os deputados estaduais não apareceram nesta terça-feira (16) para votar o projeto encaminhado pelo órgão. No início da sessão até havia parlamentar suficiente, mas na hora da votação o plenário foi esvaziado. A votação acabou sendo adiada para esta quarta-feira (17), quando acontece também a apreciação do reajuste para juízes. Caso aprovado, os magistrados passam a ganhar R$ 28 mil, além do tíquete alimentação e auxílio-saúde.
Malas prontas
Parece que o atual gerente da Secretaria de Esportes e Lazer do Governo do Estado, Arthur Silva Gomes, está limpando as gavetas em Bento Ferreira para assumir a pasta no município da Serra. Ele é apontado como especialista na área e um homem-forte por onde passa. A aproximação entre o secretário Vandinho Leite (PR) e do prefeito Audifax Barcelos (PSB) estaria facilitando a troca de endereço.
Insatisfação
Tem gente reclamando que servidores do primeiro escalão na Assembleia não estão obedecendo as determinações dos parlamentares. Dizem que a direção da Casa estaria mexendo em cargos dos deputados sem consultá-los. Enquanto uns teriam mais de 20 funcionários na Mesa, outros estariam sem nenhum.
Compensações
O presidente do PT estadual, José Roberto Dudé, negou que a vinda da caravana de ministros ao Estado na semana passada tenha sido feita com pretensões eleitorais e garantir votos para a presidente Dilma Rousseff (PT) no seu projeto de reeleição. Segundo ele, a visita é uma forma de compensar o Estado pelas perdas do Fundap anunciadas no final do ano passado.
Disputa
Em entrevista à Coluna, Dudé disse que, apesar de o PT estar pronto para concorrer ao Governo, a ideia é brigar pela vaga de vice e Senado. Nos bastidores, o que se comenta é que o ex-prefeito João Coser (PT) já teria colocado seu nome para substituir Givaldo Vieira na cadeira de vice em 2014.
Vida animal
Durante encontro com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Pedro Valls Feu Rosa, o vereador Luiz Emanuel (PSDB) pediu que fosse incluído no programa Justiça nas Escolas o tema Bem Estar Animal. A ideia é levar para os estudantes orientações sobre a defesa e direito dos animais.O projeto do TJES visa combater uso de tráfico de drogas, bullying, violência, evasão escolar, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e cidadania com a participação de juízes, professores, educadores, técnicos em psicologia e serviço social, alunos, pais e a sociedade em geral.