Manato e Novo iniciam diálogo de olho em 2026
Após ser praticamente colocado pra fora do PL, o ex-deputado federal Carlos Manato iniciou conversas com algumas legendas e na última segunda-feira (24) se reuniu com o presidente estadual do Partido Novo, Iuri Aguiar.
Os dois conversaram sobre os projetos para 2026, a necessidade de construção de chapas fortes para a disputa da Assembleia e da Câmara dos Deputados e sobre a possibilidade de Manato se filiar ao partido.
“A reunião marca mais um capítulo na série de diálogos que o partido vem promovendo para consolidar seu espaço na direita capixaba, com o objetivo de fortalecer o relacionamento com líderes de mérito e tradição, além de identificar aqueles com potencial para a construção de um futuro promissor”, disse Iuri.
Questionado se o Novo daria legenda para Manato disputar o Senado – que é o pleito do ex-deputado no PL –, Iuri disse que o assunto não foi debatido.
“Conversamos sobre política mas não entramos nesse detalhe. Estamos trabalhando firmemente para lançarmos uma chapa para federal e outra para estadual”, disse o dirigente, sem dar garantias sobre as disputas majoritárias. “Dentro do partido temos nomes fortes e no momento certo trataremos da majoritária”.
O Partido Novo abriga o empresário Aridelmo Teixeira, que foi secretário na Prefeitura de Vitória e já disputou o governo do Estado. Iuri não informou se Aridelmo irá participar das eleições do ano que vem.
Uma aposta do partido é o vereador de Vitória Leonardo Monjardim (Novo). Líder do prefeito de Vitória na Câmara, Monjardim pode disputar a Câmara Federal e até um cargo majoritário (Senado ou Governo), segundo Iuri.
Já Manato, disse que a reunião com o Novo foi bastante produtiva e que o partido abriu as portas para ele. “A conversa foi maravilhosa e vamos continuar dialogando. Foi uma porta que abriu”, disse Manato.
Conforme já dito anteriormente à coluna, Manato confirmou que não disputará vaga de deputado federal, por conta de sua esposa, Soraya Manato (PP), que deve ser candidata. “Mas eu posso ajudar a montar a chapa”, sugeriu.
***
Filiação com data marcada
A secretária estadual de Governo, Emanuela Pedroso, vai se filiar ao PSB no mês que vem. Conforme noticiado pela coluna De Olho no Poder, ela vai trocar o Podemos pelo partido do governador e deve compor a chapa federal para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, no ano que vem.
Num primeiro momento, a filiação está prevista para o dia 10 – data da próxima reunião da Executiva estadual do PSB.
Entre outras funções, Emanuela está à frente do poderoso Fundo Cidades que só neste ano vai repassar mais de R$ 200 milhões aos municípios, para a realização de obras prioritariamente voltadas para prevenção e mitigação aos efeitos do clima.
Com a ida de Emanuela para o PSB, serão oito socialistas no primeiro escalão. Os demais são: Tyago Hoffmann (Saúde), Victor Coelho (Turismo), Fábio Damasceno (Mobilidade), Jacqueline Moraes (Mulheres), Nara Borgo (Direitos Humanos), Bruno Lamas (Ciência e Tecnologia) e Valésia Perozini (Gabinete).
***
Euclério e o desfalque no Republicanos
O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), deve levar alguns aliados com ele para o União Brasil. Sua filiação está prevista para ocorrer após o Carnaval, conforme noticiou a coluna De Olho no Poder.
Além do deputado federal Messias Donato (Republicanos), quem também deve acompanhar o prefeito na mudança de sigla é o suplente de deputado estadual Cabo Fonseca (Republicanos).
Ele deve disputar uma cadeira da Assembleia no ano que vem e já teria alinhado tudo com o governo do Estado. “Eu me reuni com o governador e um dos assuntos foi minha candidatura ao cargo de deputado estadual, se ficaria ou não no Republicanos. Falei que eu acompanharia Euclério e Messias, que sou leal aos dois e para onde eles forem eu gostaria de ir também”.
Em 2022, no 2º turno da eleição para governador, Cabo Fonseca apoiou o ex-deputado Carlos Manato (PL) contra o atual governador Renato Casagrande (PSB). Ele disse que sofreu represálias, sendo transferido para longe, mas que agora está tudo resolvido.
“Hoje ele é o governador, então tem meu respeito, foi apoiado por minha convenção Cadeeso (da igreja Assembleia de Deus), foi apoiado pelo meu prefeito, está fazendo um bom trabalho em Cariacica e também ajudou muito a polícia. Por justiça, reconheço isso. Deixei coisas particulares de lado”, disse Fonseca.
***
Repúdio ao racismo
O deputado estadual Fabrício Gandini (PSD) apresentou na Assembleia uma moção de repúdio à omissão do governo espanhol diante dos ataques racistas sofridos pelo jogador de futebol brasileiro Vinícius Júnior.
Vini Jr. joga no Real Madrid e, na última quarta-feira (26), num jogo contra o Real Sociedad pela Copa do Rei, um torcedor do Real foi flagrado imitando macaco e xingando o brasileiro. Vini tem constantemente sofrido com ataques racistas.
O deputado disse que o racismo nos estádios precisa ser combatido com medidas firmes. “O futebol deve ser um espaço de inclusão, não de intolerância”.
***
Compromisso de reduzir as mortes no trânsito
O diretor-geral do Detran-ES e presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND), Givaldo Vieira, participou da 4ª Conferência Global sobre Segurança Viária, realizada em Marraquexe, no Marrocos, entre os dias 17 e 21 de fevereiro.
O evento, organizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), reuniu especialistas em trânsito de diversos países para discutir soluções e estratégias para reduzir os acidentes e promover a segurança viária em escala global.
Durante a conferência, foi assinada a Declaração de Marraquexe, um compromisso global que visa reduzir em 50% as mortes no trânsito até 2030.
LEIA TAMBÉM:
Filiação de Euclério ao União deve ocorrer em Brasília, após o Carnaval
Secretária de Governo do ES deve trocar Podemos pelo PSB e disputar vaga de federal
Magno Malta rebate Manato e sinaliza que vaga de Senado do PL será de Gilvan