Política

Manifestação a favor do impeachment tem baixa adesão no ES. Confira os atos realizados no Brasil!

Dentre as reivindicações também estavam o fim do foro privilegiado, a privatização dos Correios e da Petrobras, criação das CPIs da UNE e da Lei Rouanet

Por conta da baixa adesão, os manifestantes não atravessaram a Terceira Ponte Foto: Reprodução Facebook
Manifestantes em Vitória Foto: Divulgação

Manifestantes foram às ruas na tarde deste domingo (31) para pedir impeachment definitivo da presidente Dilma Rousseff e prestar apoio à Operação Lava Jato e ao juiz Sérgio Moro. Além disso, dentre as reivindicações também estavam o fim do foro privilegiado, a privatização dos Correios e da Petrobras, criação das CPIs da UNE e da Lei Rouanet, aprovação do projeto Escola sem Partido e expulsão da Venezuela do Mercosul.

Na Grande Vitória, a manifestação teve baixa adesão dos capixabas. De acordo com a assessoria da Polícia Militar, cerca de 150 pessoas participaram do protesto em Vitória e aproximadamente 50 manifestantes em Vila Velha. Inicialmente, a expectativa divulgada pela organização dos movimentos era de 20 mil pessoas nas ruas.

Ainda de segundo a polícia, os protestos ocorreram de forma pacífica e nenhuma ocorrência foi registrada.

Para um dos organizadores do movimento, Dr. Humberto Pinto, a baixa adesão já era esperada no Espírito Santo por conta de inúmeros fatores. 

“As pessoas acham que o movimento é Fora Dilma, então a adesão já é menor. A manifestação é para pontuar algumas questões importantes para a sociedade, como o projeto escola sem partido, e apoiar a Operação Lava Jato. Mas nós sabíamos que ia ter uma adesão menor porque as pessoas ficam na zona de conforto por ser domingo a tarde. A organização decidiu manter para mostrar que estamos vigiando, que estamos de olho e apoiando as instituições como Ministério Público Federal e Polícia Federal. Na nossa primeira manifestação, deu umas 100 mil pessoas. Mas isso depende muito do dia da semana, do momento político e econômico do país, do jogo do campeonato brasileiro, etc. Infelizmente, tem um foco muito grande na Olimpíada, é frio, domingo e a gente sabia que poderia ser um movimento bem singelo ou algo avassalador. O nosso principal objetivo é mostrar que ainda existem movimentos e grupos populares sem vinculação com partidos e sindicatos” explicou.

>> Manifestações a favor e contra ao impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff aconteceram em todo país na manhã e tarde deste domingo (31). Confira:

Rio de Janeiro

Cerca de 200 pessoas estavam concentradas na praia de Copacabana, no Rio, na manhã deste domingo (31) para um protesto a favor do impeachment da presidente já afastada, Dilma Rousseff. Os organizadores aproveitaram a presença de jornalistas estrangeiros na cidade por conta da Olimpíada, que começa na próxima sexta-feira, e também de turistas.

Um outro grupo manifestou contra o impeachment da presidente afastada, no Rio de Janeiro. Sob gritos de “fora Temer”, um grupo protestou na tarde deste domingo, na Candelária, centro do Rio. A principal reivindicação do ato, promovido pela Frente Brasil Popular, é a retomada do governo federal pela presidente afastada Dilma Rousseff. A organização do protesto não informou quantas pessoas participam. Um destacamento da Polícia Militar (PM), que patrulha a região, estimou em 40 pessoas.

São Paulo

Em São Paulo, a baixa adesão do movimento favorável ao impeachment também era esperada pelos organizadores.”As pessoas estão tomando como certa a aprovação do impeachment no Senado”, afirmou Rogério Chequer, líder do Vem pra Rua na capital paulista.

Já o movimento contra o impeachment, chamado de ‘Fora Temer,  foi declarado encerrado no fim da tarde deste domingo. Organizadores falam em 60 mil participantes na manifestação, que percorreu os bairros de Pinheiros e Alto de Pinheiros, em São Paulo.

A adesão do movimento em Recife foi uma das mais comentadas nas redes sociais Foto: Reprodução Facebook

Brasília

Terminou no início da tarde deste domingo, com a execução do Hino Nacional Brasileiro, a manifestação de grupos que pedem impeachment da presidente Dilma Rousseff, na Esplanada dos Ministérios.

Os organizadores, dos grupos Vem Pra Rua, Brasil Livre, Resistência Popular, Movimento Brasil de Alagoas, Limpa Brasil, Bloco pró-impeachment e Avança Brasil, esperavam contar com pelo menos 10.000 pessoas no protesto. Mas, segundo a Polícia Militar do Distrito Federal, eram cerca de 5.000 pessoas.

Goiânia

A cidade de Goiânia concentrou as principais mobilizações deste domingo, 31, em Goiás. Uma manifestação a favor da presidente afastada, Dilma Rousseff, foi realizada pela manhã, e à tarde, foi a vez do ato pelo governo do presidente em exercício Michel Temer. Os organizadores do ato pró-impeachment estimaram em 1,5 mil pessoas concentradas na Praça Tamandaré, enquanto a PM contabilizou cerca de 400 pessoas.

Porto Alegre 

A manifestação realizada pela Frente Brasil Popular e a Frente Povo Sem Medo em defesa do mandato da presidente afastada, Dilma Rousseff, reúne quatro mil pessoas na tarde deste domingo, 31, na capital gaúcha, segundo os organizadores. O ato acontece no Parque Farroupilha, a Redenção, que é muito frequentado nos fins de semana. A Polícia Militar não divulgou estimativa de público. Porto Alegre tem um dia de verão em pleno inverno, com temperatura de 30 graus.