Manifestantes do ato em apoio ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), que acontece na tarde desta quarta-feira (7), atravessaram a Terceira Ponte, rumo à Praça do Papa, em Vitória. O ato é organizado por diversos movimentos de direita do Estado.
Por volta das 13h, o ponto de encontro entre os manifestantes, em Vila Velha, já estava lotado. De cima de um trio elétrico repleto de bandeiras do Brasil, um apoiador de Bolsonaro entoava palavras de ordem contra a esquerda, com falas de defesa da igreja e da família.
Até mesmo um berrante foi tocado do alto do trio. Segundo um dos organizadores, trata-se de uma homenagem ao cantor sertanejo Sérgio Reis.
Crítica ao governo do Estado
Durante a concentração dos manifestantes para a travessia da Terceira Ponte, a organização do evento, do alto de um dos trios elétricos que estavam no local, acusou o governador do Estado de ter tirado a Polícia Militar da segurança do ato realizado nesta quarta-feira (07).
A reportagem, no entanto, viu militares em alguns trechos do espaço em que os apoiadores de Bolsonaro estavam concentrados.
Saída
Os trios começaram a sair em direção à terceira ponte por volta das 13h30, ao som do hino nacional.
Manato
O ex-deputado Carlos Manato (PL), candidato ao governo do Estado e um dos principais entusiastas do ato em defesa de Bolsonaro chegou ao evento rodeado por apoiadores dele e do presidente da República.
STF
Assim como tem acontecido em outras manifestações pró-Bolsonaro, os apoiadores do presidente direcionaram ataques aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), durante os discursos realizados antes da travessia da Terceira Ponte.
Ato na Praça do Papa
Por volta das 14h, os manifestantes começaram a chegar e a se concentrar na Praça do Papa, em Vitória. Uma grande parte veio de Vila Velha, atravessando a Terceira Ponte, que desde às 13h, ficou interditada para veículos nos dois sentidos.
Outro grupo de apoiadores do presidente saiu de carro das proximidades do estádio Kleber Andrade, em Cariacica, passou pelo Centro de Vitória e também seguiu para a Enseada do Suá.
No local do encontro dos grupos de Vitória, Vila Velha e Cariacica, muitos ambulantes vendendo bandeiras do Brasil, camisas e bonés. As cores verde e amarela imperavam.
Em vários momentos, os manifestantes cantaram o Hino Nacional Brasileiro e gritavam “Mito!” quando alguém se referia ao atual presidente da República.
Também era significativa a presença de caminhoneiros. Os veículos fizeram carreata margeando a praça e promovendo buzinaço, ganhando aplauso e apoio de quem estava por lá.
Em manifestação pacífica, os participantes defenderam a liberdade de expressão. Mensagens antidemocráticas também fizeram parte do evento . Foi visto um cartaz pedindo o fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF). O voto impresso também esteve na pauta de reivindicações.
Até o momento, não há uma contagem oficial do número de participantes tanto da parte dos responsáveis quanto pela Polícia Militar.
Por volta das 16h30, começou uma dispersão dando indício que o ato estava chegando ao fim.
Segundo a organização do ato, mais de 150 mil pessoas participaram da manifestação. Já a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) estimou um público de 70 mil pessoas.
Gritos de “Fora, Rose!” e “Fora, Casagrande” na Praça do Papa
Após cruzarem a Terceira Ponte, manifestantes e os trios elétricos se concentraram na Praça do Papa, ao lado do local onde o palco para o show da banda Big Beatles já estava montado.
Do alto de um dos trios – onde estava o candidato ao governo Carlos Manato (PL) e sua esposa, a deputada federal Soraya Manato (PTB), que disputa a reeleição – foram entoados palavras e gritos de ordem principalmente contra a senadora Rose de Freitas (MDB) e contra o governador Renato Casagrande (PSB), os dois são candidatos e tentam a reeleição.
“Fora, Rose de Freitas. Ela não merece ser nossa senadora, ela estava do lado do Lula, sempre esteve do lado da Dilma”, gritou um homem que estava no trio. “Fora, Casagrande”, gritou outro, sendo acompanhado, nos gritos, por uma parte da plateia.
O ato terminou às 17 horas, quando os músicos da banda Big Beatles já afinavam os instrumentos para iniciar o show em comemoração aos 471 anos de Vitória. Embora boa parte do público – segundo a Secretaria de Estado da Segurança (Sesp), cerca de 70 mil pessoas, somando os que atravessaram a Terceira Ponte, os que se concentraram na Praça do Papa e os caminhoneiros que foram para o estádio Kleber Andrade –, já tivesse dispersado, muitos ficaram para assistir o show.