Política

Manifestantes organizam esquenta em Vitória para mega protesto contra Dilma

A intenção de marcar um protesto para o dia 13 de abril é anteceder uma mobilização nacional que deve ocorrer no dia da votação do impeachment da presidente

Protesto do dia 14 de março reuniu 120 mil. Foto: Everton Nunes/Folha Vitória  

Um ato em apoio ao impeachment da presidente da República Dilma Rousseff (PT) está marcado para acontecer na próxima quarta-feira (13) em Vitória. Promovido pelos movimentos Vem pra Rua, Fora Dilma e Democracia Capixaba, o ato terá concentração às 17h30 no posto Moby Dick, em Vila Velha, e às 18h no estacionamento do quiosque 4, na Praia de Camburi, em Vitória. A intenção é que os dois grupos se encontrem na Praça do Papa. 

Além do impeachment de Dilma Rousseff, o protesto pede apoio à Operação Lava Jato, conduzida pela Polícia Federal (PF) e pelo Ministério Público Federal (MPF) e ainda pelo apoio à campanha 10 Medidas Contra a Corrupção. Promovida pelo MPF, essa campanha mobilizou 2 milhões de pessoas em todo o Brasil, que assinaram apoio a um pacote de mudanças na legislação, que irão permitir penas mais severas para políticos e partidos corruptos caso sejam aprovadas no Congresso Nacional.

O protesto também será uma espécie de esquenta para uma mobilização nacional que ocorrerá no dia 17 de abril, quando um megaevento batizado de Batalha Final e A Virada deverá acontecer de forma simultânea em diversas cidades do país. Organizado pelo Movimento Brasil Livre (MBL), o ato deve servir para pressionar e acompanhar a votação do processo de impeachment de Dilma.

Isso porque a expectativa no Congresso Nacional é de que a votação do afastamento da presidente da República na Câmara ocorra justamente no dia 17 – um domingo. Em São Paulo, mais precisamente na Avenida Paulista, os organizadores pretendem até instalar telões em dois caminhões para assistir à transmissão do pleito.

Em Vitória, o protesto do dia 17 deve acontecer no mesmo esquema das edições anteriores. Até então, a expectativa dos movimentos que organizam os atos é de que a concentração será na Praça do Papa, às 16h. Já em Vila Velha, o grupo que sempre se encontra em frente ao posto Moby Dick deve deixar o local por volta das 15h para se encontrar com o grupo da capital na praça.