Política

Manifestantes vão às ruas do país e fora do Brasil contra Dilma

O protesto foi organização pelos grupos Vem pra Rua, Movimento Brasil Livre e Revoltados e são apoiados por partidos de oposição, como o PSDB, DEM e Solidariedade

O protesto em Brasília reuniu cerca de 10 mil pessoas até o final da manhã Foto: Agência Brasil

As manifestações contrárias ao governo federal e contra a corrupção se espalharam por diversas cidades do país neste domingo (12). Em Brasília (DF), os primeiros manifestantes chegaram à região do Congresso Nacional bem cedo. Até o final da manhã, cerca de 10 mil pessoas protestavam. 

O protesto foi organização pelos grupos Vem pra Rua, Movimento Brasil Livre e Revoltados e são apoiados por partidos de oposição, como o PSDB (derrotado nas eleições presidenciais), DEM e Solidariedade. O balanço da quantidade de pessoas em Brasília foi divulgado pela Polícia Militar.

Em São Paulo, manifestantes se reuniram na Praça da Matriz, região central de Franca. Uma fila de tratores de agropecuaristas locais se formou ao redor da praça. Na capital paulista, a PM fez um cordão de isolamento em frente ao Masp, na avenida Paulista.

Em Belém do Pará, os manifestantes fizeram uma caminhada na avenida Presidente Vargas, na região central da cidade, para mais um protesto contra o governo da presidente Dilma. Já no Maranhão, a população se reuniu na região central da capital.

Na capital da Bahia, os manifestantes se concentraram na orla da Barra. O protesto começou por volta das 9 horas. Eles começaram a se concentrar no Farol da Barra e saíram em caminhada em direção ao Cristo.

Já no Rio de Janeiro, o protesto começou por volta das 11 horas. No início do ato, os manifestantes ovacionaram o juiz Sérgio Moro, responsável pela condução da Operação Lava Jato, que foi mencionado por um dos líderes do movimento em um carro de som. Após a homenagem ao magistrado, o hino nacional foi cantado por volta das 11h15, antes do início da caminhada.

E em Belo Horizonte cerca 1.800 pessoas se concentravam na Praça da Liberdade, região centro-sul da capital mineira, por volta das 11 horas, de acordo com a Polícia Militar. A pauta incluía desde a corrupção até a participação do ministro Dias Toffoli no julgamento de ações do escândalo da Petrobras.

Brasileiros na Irlanda também se manifestaram Foto: R7

Fora do país

Em Dublin, na Irlanda, também houve protestos contra o governo brasileiro. Aproximadamente 30 brasileiros protestam em frente da Embaixada do Brasil em na cidade contra a corrupção e o atual governo no início da tarde.

Com informações do R7