Política

Prefeitura de Marataízes aperta o cinto para equilibrar as finanças

A ordem é cortar gastos, reduzindo o número de servidores comissionados, Secretarias e até o salário do prefeito, a fim de equilibrar as finanças e não descumprir a legislação vigente

A situação financeira do município foi tema de uma reunião realizada na tarde desta terça-feira (15). Foto: Divulgação/Prefeitura

Gastos excessivos na administração de Marataízes colocaram o município em situação econômica delicada. A ordem, agora, segundo o prefeito Jander Nunes Vidal, é cortar gastos, reduzindo o número de servidores comissionados, secretarias e até o seu salário, a fim de equilibrar as finanças em 2016.

A situação financeira do município foi tema de uma reunião realizada na tarde desta terça-feira (15), reunindo secretários, vereadores e a imprensa regional. O prefeito retornou ao cargo no mês de outubro, após afastamento por ordem judicial.

O secretário de finanças, Sandro Luiz Peixoto, destacou que em 2014 Marataízes arrecadou R$ 92.213.936,35. Em 2015, a estimativa é de fechar o ano recebendo bem menos, R$ 67.403.521,27. Ou seja, uma queda de mais de 27% nos repasses dos royalties do petróleo, o que representa R$ 24.807.415,08 a menos do que no ano anterior.

O anúncio da crise financeira foi em encontro que reuniu secretários, vereadores e a imprensa regional. Foto: Divulgação/Prefeitura

Outro agravante para esta crise, segundo o secretário, foi o forte aumento das despesas correntes. “No ano de 2013 a arrecadação total do município de Marataízes foi de R$ 147.084.383,05 e as despesas totalizaram R$ 107.485.66,77. No ano de 2015 o município arrecadou R$ 167.028.962,09 e as despesas (somando a projeção de novembro e dezembro) devem chegar a R$ 160.920.000,00, o que representa um acréscimo de 49,7% de despesa se comparadas ao ano de 2013”, complementou.

Aumento da folha de pagamento

Em junho de 2013, a Prefeitura tinha no quadro de funcionários 1.320 efetivos. Até setembro de 2015 esse número saltou para 1.870, um aumento de 550 funcionários.

Já o número de comissionados, saiu de 73 em junho de 2013 para 164 em setembro de 2015, ou seja, 91 cargos a mais, o que representa 124,6% de aumento de cargos comissionados.

Diversas medidas anunciadas serão colocadas em prática a partir de 1º de janeiro de 2016. Foto: Divulgação/Prefeitura

Medidas de economia para 2016

Diversas medidas anunciadas serão colocadas em prática a partir de 1º de janeiro de 2016, para trazer, segundo a Administração, uma economia de mais de 3 milhões de reais: 

1) Redução de 10% do custo da folha dos cargos comissionados (redução de R$ 579 mil por ano) 

2) Alteração no horário de funcionamento da Prefeitura que passará a funcionar de 12h às 18h (redução de R$ 465 mil por ano) 

3) Cancelamento do celular corporativo (redução de R$ 28.387,74 por ano) 

4) Redução de 100% das gratificações dos cedidos (redução de R$ 117 mil por ano) 

5) Redução de custo da folha dos servidores cedidos (redução de R$ 975 mil por ano) 

6) Redução de 50% do total de gastos em horas extras (redução de R$ 480 mil por ano) 

7) Implantação de banco de horas 

8) Redução de 20% no salário do prefeito e vice-prefeito (redução de R$ 70 mil por ano)

9) Redução de 50% gasto com diárias (redução de R$ 480 mil por ano).