Crédito: Ozeias Santos
Crédito: Ozeias Santos

O marqueteiro alagoano Jorge Oliveira, o Jorge Arapiraca, está no comando do marketing da pré-campanha à reeleição da senadora Rose de Freitas (MDB). Muito conhecido das lideranças políticas capixabas, Arapiraca já está no Estado há um mês e esteve na manhã desta sexta-feira (15) no evento em Vitória que reuniu Rose, a presidenciável e também senadora Simone Tebet (MDB), além de lideranças e militantes do MDB, PSDB e Cidadania.

“Estou com ela à frente da pré-campanha e tudo leva a crer que vamos estar juntos. Mas fechado, fechado mesmo, só na campanha, em agosto, após as convenções”, disse ele à coluna “De Olho no Poder” após ser reconhecido, pela colunista, entre os profissionais que faziam as imagens e filmagens do evento. Ele também acompanhou de perto as entrevistas dadas pela senadora.

Arapiraca já atuou com Luciano Rezende, na candidatura à Prefeitura de Vitória em 2012, e foi o responsável por criar o “gesto da mudança”. Dois anos depois, na candidatura ao governo (2014) esteve com Paulo Hartung e criou o lema “Abrace o Paulo”. As duas campanhas foram vitoriosas.

Em 2018, criou a hashtag #RicardoéES para a disputa à reeleição do então senador Ricardo Ferraço e em 2020 fechou com a campanha do deputado Bruno Lamas à Prefeitura da Serra. Nessas duas últimas empreitadas, porém, não obteve êxito.

O marqueteiro não revela qual será a estratégia da campanha: “Vou entregar o ouro?”, brinca Arapiraca ao ser questionado. Mas dá alguns sinais do caminho e do tom que deve abordar. A imagem de Rose como única mulher na disputa (até agora), suas pautas de proteção feminina e sua fama de “municipalista” e “trabalhadora” devem ser reforçadas.

Jorge Arapiraca (de boné e jaqueta) no evento de Rose de Freitas

“O trabalho dela nos municípios, seu trabalho intenso na Grande Vitória e no interior devem ser abordados. Vamos fazer uma campanha, eu diria que moderna, uma campanha que valorize a mulher, a proteção à mulher, vamos entrar nessa seara. Vamos mostrar que Rose trabalha para as mulheres capixabas, que é uma plantonista das mulheres capixabas”, disse Arapiraca justificando que o eleitorado feminino no Estado é maior que o masculino e que isso será explorado.

Para ele, o apoio aberto de Casagrande, quando vier, também será positivo para a senadora, que pediu licença do mandato para se dedicar à candidatura. Ontem, Simone garantiu o apoio do MDB a Casagrande e disse que o apoio do governador à senadora Rose “já está selado”. “Vai ser bom para ela. Na verdade, será bom para os dois e para o Espírito Santo. São duas pessoas que trabalham pelo Estado”, disse Arapiraca, sem entrar em detalhes.

Algo que ele deve passar longe é do debate ideológico: “Não faço campanha ideológica, não entro nessa seara. Faço campanha ‘paz e amor’, campanha alegre, com propostas, música. Abordo a questão das pessoas que fizeram pelo Estado e que irão fazer mais ainda”, afirmou.

Na sexta-feira, no evento, Rose já discursou nessa linha. Fez uma fala para um eleitorado de centro, criticando o extremismo: “O Brasil não pode viver de espasmos, de extremismos”. E enfatizou bastante seu trabalho pelo Estado. “Só vai sentar naquela cadeira (Senado) alguém que queira trabalhar pelo Espírito Santo”, cravou Rose.

Embora conheça Rose de Freitas há muito tempo, é a primeira vez que Jorge Arapiraca vai trabalhar com ela. “Eu a conheço desde 1992, eu moro em Brasília, sempre a encontro no Congresso, nunca perdemos o elo de amizade”, afirmou.

Fabiana Tostes
Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.