Política

Mesários que vão trabalhar na eleição são convocados por e-mail, telefone e WhatsApp

Quem receber convocação precisa validar chamado em até três dias úteis e confirmar a participação no pleito municipal deste ano

Foto: Breno Ribeiro

A convocação dos mesários que vão atuar nas eleições municipais deste ano já pode acontecer por meio de mensagens de e-mail, WhatsApp e também ligações telefônicas. Após receber comunicado, o cidadão selecionado precisará validar o recebimento da mensagem em até três dias úteis.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a medida inédita evita que o cidadão precise ir ao cartório para confirmar sua participação. O treinamento dos mesários também será feito preferencialmente de forma online, tudo isso em função da pandemia do Novo Coronavírus.

Se houver tentativas frustradas de comunicação eletrônica, a Justiça Eleitoral afirma que enviará correspondência simples, e o cumprimento de mandado poderá ser feito por oficial de Justiça.

Os juízes eleitorais estão autorizados, desde a última terça (18), a nomear os mesários, os membros das mesas receptoras votos e de justificativas, além dos eleitores que atuarão no apoio logístico dos locais de votação. O prazo para as nomeações termina no dia 16 de setembro.

Qualquer eleitor com mais de 18 anos em situação regular com a Justiça Eleitoral pode ser convocado para trabalhar no dia da votação, desde que não seja candidato ou parente de alguém na disputa por um cargo eletivo no pleito.

Também estão impedidos de ser mesários os integrantes dos diretórios de partidos que exerçam função executiva, agentes e autoridades policiais, assim como os funcionários com cargos de confiança do Executivo e os que pertencem ao serviço eleitoral.

Com informações do Portal R7