O presidente Michel Temer chegou ao Espírito Santo, por volta das 10h45 desta quinta-feira (29), para a inauguração do novo terminal do Aeroporto de Vitória, Eurico de Aguiar Salles. O avião em que ele estava pousou na pista antiga por conta do regime de vento, mas em seguida a aeronave seguiu para a pinta nova, onde o presidente desembarcou.
A cerimônia de inauguração acontece no novo salão de embarque, que será acessado pela Avenida Adalberto Simão Nader, que foi expandida.
>> Após 15 anos de obras, veja a linha do tempo do Aeroporto de Vitória!
A solenidade conta também com apresentação do coral da Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo, ao lado da banda da Polícia Militar; dos dançarinos do Grupo Folclórico Bergfreunde de Campinho, de Domingos Martins, e entrega de panelas de barro feitas pela Associação das Paneleiras de Goiabeiras.
Veja a chegada do presidente!
Nova via
A mudança no trânsito na Avenida Adalberto Simão Nader, via que dá acesso ao novo terminal de passageiros e de carga, foi antecipada para quarta-feira (28), às 22 horas. Agora, a via que conta com duas pistas de mão única no sentido Goiabeiras x Praia de Camburi terá calçadas acessíveis e três quilômetros de ciclovia. O acesso dos passageiros ao novo aeroporto, assim como todas as demais atividades do modal, serão feitos pela nova entrada a partir da zero hora desta sexta-feira (30).
Nova pista
A nova pista do Aeroporto de Vitória terá a extensão de 2058m x 45m. Para efeito de comparação, a pista atual possui 1750m x 45m. De acordo com a Infraero, nem todo pouso ou decolagem será realizado no sentido do mar. Eventualmente, a utilização da nova pista dependerá de fatores operacionais, como a predominância de vento, que determinam rotas de chegada e partida e uso de cabeceira. Assim, as operações poderão ocorrer na pista nova ou na atual.
Investimento
O investimento total é de R$ 523,5 milhões e o novo aeroporto elevará a capacidade de transportar passageiros/ano, que poderá chegar a 8,4 milhões. Com 29,5 mil m², o terminal, localizado na avenida Adalberto Simão Nader, terá capacidade para atender 8,4 milhões de passageiros por ano. Trata-se de um aumento expressivo, já que a edificação em uso, localizada na avenida Fernando Ferrari, movimenta 3,3 milhões de passageiros por ano.
Números do novo aeroporto
– Capacidade de passageiros: passará de 3,3 milhões ao ano para 8,4 milhões
– Empregos gerados: 1,5 mil
– Área construída do novo terminal: 29,5 mil m²
– Pista: 2.058m de comprimento (a atual tem 1.750m)
– Pátio da aeronave terá 58,1 mil metros quadrados
– 1,2 mil assentos na área de embarque
– 71 lojas
– Duas praças de alimentação
– 31 balcões de atendimento para as companhias aéreas
– Cerca de 3,2 mil trabalhadores no novo aeroporto
Leia também:
>> Inauguração do aeroporto deve atrair novos investimentos para o Espírito Santo
>> Criadas duas linhas do Transcol para atender passageiros do novo Aeroporto de Vitória
>> Aeroporto de Vitória inaugura ‘Sala Vip’, mas Infraero não garante permanência