O ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, chega ao Espírito Santo na próxima quinta-feira (25) para assinar a Ordem de Serviço que garante a retomada das obras do Aeroporto de Vitória. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (22) pela assessoria de imprensa do órgão.
Segundo a assessoria, o evento está marcado para começar às 10 horas, no próprio aeroporto. A data foi acordada com a senadora Rode de Freitas (PMDB), principal articuladora pela retomada das obras.
Inicialmente, houve a expectativa de que a presidente Dilma Rousseff (PT) participasse do ato, no entanto, é pouco provável que ela realmente compareça.
No início do mês, em entrevista para o Folha Vitória, João Luiz Felix, diretor presidente do Consórcio da JL Construções Civis S.A, empresa vencedora do processo de licitação da Infraero, afirmou que viria ao Estado assim que a autorização para a retomada das obras fosse autorizada.
Com o investimento de mais de R$ 500 milhões, Felix explicou que não será realizada reforma no aeroporto, mas novas construções modernas e eficientes.
A expectativa é que com uma área de 28 mil m², o novo aeroporto possa ampliar sua capacidade total de atendimento a passageiros, passando de 4,2 milhões para 9,8 milhões por ano. Estão projetadas cinco pontes de embarque, 31 balcões de check-in e uma área nova destinada ao estacionamento de veículos.
Atualmente são 592 vagas e, com a ampliação, passaria para 2.054.Também na pista haverá modificações, e as aeronaves passarão a contar com uma pista de 2.058 metros de extensão por 45 metros de largura. Pelo novo projeto, a pista será construída em direção ao mar, o que diminui o impacto ambiental, reduzindo os ruídos e vibrações no entorno.