Política

Ministro da Defesa e Procurador-geral da República chegam ao ES nesta manhã

O primeiro encontro do ministro e do procurador-geral acontece às 10 horas, no 38º Batalhão da Infantaria, em Vila Velha. Ainda neste sábado, eles vão se reunir na residência oficial

O procurador Rodrigo Janot vai discutir com o Governo do Estado a crise na segurança pública Foto: Agência Brasil

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e o ministro da Defesa Raul Jugmann, chegam ao Espírito Santo neste sábado (11). Eles vão se reunir com os representantes do Governo do Estado para a crise na segurança pública com a paralisação da Polícia Militar.

O primeiro encontro acontece no 38º Batalhão de Infantaria, em Vila Velha, às 10 horas, com a presença do ministro da Defesa, ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Sérgio Etchegoyen, e o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy. O procurador-geral não participa desta reunião.

Mais tarde, por volta das 12 horas, tanto o ministro quanto o procurador-geral se encontram com os governadores licenciado, Paulo Hartung, e em exercício, César Colnago. O encontro acontece na residencial oficial, na Praia da Costa, Vila Velha.

A visita acontece três dias após o Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES) instaurar procedimento para apurar a responsabilização financeira sobre os gastos que a União está tendo ao enviar tropas para o Estado, uma vez que a paralisação dos policiais militares já foi declarada ilegal pela Justiça Estadual, por decisão do Tribunal de Justiça.

O ministro da Defesa também vem ao estado Foto: Agência Brasil

Entre as medidas adotadas com a instauração do procedimento estão os envios de ofícios aos Ministérios da Justiça e da Defesa para que informem o efetivo empregado e a estimativa inicial dos custos com envio de tropas federais ao Espírito Santo; e à Secretaria de Segurança Pública e à Promotoria de Justiça Militar, para que prestem informações sobre as pessoas e/ou lideranças responsáveis pelo movimento paredista, bem como a ocupação da frente dos quartéis. O prazo para o envio da documentação é de 10 dias.