Política

Ministro de Minas e Energia testa positivo para o coronavírus

A informação foi confirmada pelo presidente Jair Bolsonaro e este é o segundo caso dentro da equipe ministerial

Foto: Reprodução/Agência Brasil/Marcelo Camargo

O ministro de Minas e Energia, Bento Costa Lima Leite de Albuquerque, testou positivo para novo coronavírus. A informação foi confirmada pelo presidente da república, Jair Bolsonaro, durante coletiva na tarde desta quarta-feira (18), em Brasília.

Este é o segundo caso dentro dos ministérios do governo. O Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Augusto Heleno, já havia sido diagnosticado com o vírus. 

Durante a coletiva, o presidente posicionou-se em relação a repercussão negativa que teve sua atitude no último domingo (15), no qual cumprimentou manifestantes, mesmo com orientação evitar contato direto com outras pessoas. O presidente afirmou que correu o risco para agradecer a apoio das pessoas.

Medidas tomadas pelos governo

Bolsonaro anunciou medidas para combater a evolução da pandemia no Brasil. Na economia, o governo decretou estado de calamidade pública. Dentre as medidas de emergenciais, foram liberados R$ 84 milhões para população vulnerável, R$ 60 milhões para manutenção de empregos, reforço no programa Bolsa Família, além de atraso no prazo de recolhimento do Fundo de Garantia e liberação de créditos pessoal e empresarial. 

Segundo o Ministro da Economia, Paulo Guedes, a equipe do governo se reúne a cada 48 horas para discutir novas medidas para conter a crise econômica. 

O ministro da Justiça, Sérgio Moro, reforçou que é preciso que todos os brasileiros tenham consciência da importância dos cuidados para evitar o contágio, porém não há motivo para pânico. 

Na coletiva, também foi anunciado que o fechamento das fronteiras com a Venezuela. O ministro afirmou ainda que a possibilidade de fechamento das fronteiras de outros países, está sendo avaliada.

O Ministro das Forças Armadas, Fernando Azevedo e Silva, afirmou que está apoiando na logística de distribuição de materiais para apoiar o atendimento dos casos suspeitos. 

Já o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, afirmou que estão sendo tomadas medidas para evitar o fechamento de empresas e a descontinuidade na prestação de serviços, em especial, entre os serviços de aviação, um dos setores que mais tem sofrido os efeitos do coronavírus. 

Outras medidas também foram apresentadas pelo ministro do Desenvolvimento Social, Rogério Marinho. De acordo com ele, caso necessário, unidades do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida podem ser emprestadas ao mistério da Saúde, para que pacientes fiquem em isolamento, caso haja uma superlotação em hospitais. 

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, lembrou que o Brasil está preparado para lidar com a situação. O governo trabalha em ações interministeriais para o combate ao coronavírus. “Todos os laboratórios centrais dos estados estão preparados para analise dos exames”, afirmou. 

Mandetta também anunciou que, até a próxima sexta-feira (20), será apresentado um projeto de controle e avaliação do grau de risco de cada caso suspeito.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.