Política

Ministro Gilmar Mendes "aconselha" mudança de nome para o Espírito Santo

Mesmo ressaltando a premissa do Estado laico, Gilmar Mendes lembrou da importância da religião católica no Brasil e sugeriu a troca do nome de Espírito Santo para "Espírito de Porco"

Brasília – O ministro Gilmar Mendes foi eleito hoje (7) o próximo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele vai substituir o atual presidente, Dias Toffoli, a partir de maio (José Cruz/Agência Brasil)
Brasília – O ministro Gilmar Mendes foi eleito hoje (7) o próximo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele vai substituir o atual presidente, Dias Toffoli, a partir de maio (José Cruz/Agência Brasil)

Durante julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) para estabelecer as orientações sobre o ensino religioso nas escolas públicas brasileiras, o ministro Gilmar Mendes propôs um novo nome para o Estado do Espírito Santo, caso não se possa tratar mais de uma determinada religição nas salas de aula.

Mesmo ressaltando a premissa do Estado laico, Gilmar Mendes lembrou da importância da religião católica no Brasil e sugeriu a troca do nome de Espírito Santo para “Espírito de Porco”, caso não seja mais possível usar nomes de santos.

“Em algum momento [vamos] chegar ao ponto de discutir a retirada da estátua do Cristo Redentor do morro do Corcovado, por simbolizar a influência cristã em nosso país? Ou a extinção do feriado nacional de Nossa Senhora da Padroeira, Nossa Senhora Aparecida? A alteração dos nomes dos Estados? São Paulo passaria a chamar Paulo? Santa Catarina passaria a chamar Catarina? Espírito Santo… poderia se pensar num Espírito de Porco?”, disse ironicamente o ministro.

Junto com Gilmar, votaram pela improcedência da ação os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin e Dias Toffoli. A favor da ação, votaram Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux, mantendo o placar por 4 a 3 pela improcedência. A votação foi interrompida para um intervalo.

Assista ao vídeo (a partir de 11 minutos)

(Com informações do Buzzfeed)