Em visita ao governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB), realizada na manhã desta sexta-feira (9), o ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD), afirmou que o repasse de recursos aos municípios capixabas castigados pelas chuvas de 2013 é prioridade do Governo Federal e não será afetado com o corte de gastos que a presidente Dilma Rousseff (PT) pretende realizar neste ano.
“ Esses recursos estão previstos e serão liberados pelo Governo Federal. É prioridade das prioridades. O corte anunciado não afetou ainda ações sociais. A liberação da verba para o Espírito Santo depende das execuções das obras. À medida que as obras forem sendo realizadas, os recursos serão liberados. O recurso existe e está compromissado. Sabemos o quanto isso é decisivo para o futuro do Espírito Santo”, afirmou.
De acordo com o ministro, as ações da pasta, como saneamento, transporte púbico e habitação, obras de cunho social, foram assuntos abordados durante a reunião com Paulo Hartung. Apesar de esperançoso, Kassab afirmou que existe a possibilidade de o ministério ser afetado pela contenção de gastos. Ele salientou, no entanto, que é de conhecimento geral a situação difícil enfrentada pela área econômica.
“A presidente já deixou claro que fará um esforço muito grande para que a área social não seja afetada. No entanto, se existir cortes, vamos torcer para que afetem pouco as ações do nosso ministério”, explicou.
O objetivo da visita, que vai ser realizada em outros estados e capitais, é analisar o que está sendo realizado pelos governos estaduais e capitais e apresentar os novos membros da equipe executiva do ministério. Na próxima semana, o ministro visita as cidades do Rio de Janeiro e do Paraná, e suas respectivas capitais.
Para o governador Paulo Hartung, o resultado final da reunião foi positivo. Com diversas ações de planos de obras que dependem de invstimento federal, o encontro com Kassab serviu para reforçar o pedido de ajuda ao governo de Dilma.
“Falamos sobre o trabalho de divisa de Cariacica com Vila Velha, um projeto de drenagem de origem no meu final de governo. Na época, nós conseguimos aprovar o projeto. Agora conversamos com a equipe do ministro para tentarmos a garantia do recurso para que essa obra seja executada. O secretário que representa no ministério essa área já marcou para segunda-feira uma reunião onde esse projeto será apresentando e será ajustado na sua primeira fase. Vamos realizar a licitação desse projeto nos próximos meses”, disse.
Além do projeto de drenagem, Hartung declarou que o projeto do BRT foi discutido com o ministro. Em resposta, o governo afirmou que irá analisar o pedido mais adiante. Animado, Paulo Hartung disse ter recebido um pedido especial do ministério. “ Recebemos um pedido muito bacana. Nos pediram que avancemos nos pleitos relativos à habitação. Vamos correr no Governo e motivar as prefeituras para que apresentemos novos projetos de programa de habitação, como o Minha Casa, Minha Vida e o Habitação Rural”, contou.
Após se reunir com o governador e diversas autoridades, o ministro cumpriria agenda com o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.