Política

VÍDEO| Mobilidade urbana, saúde, segurança e eleições na pauta da Assembleia este ano

Deputados avaliam que pleito vai dominar as sessões, mas assuntos previstos pelo governo também devem movimentar a Casa

Foto: Tati Beling/Assembleia ES

O ano começa nesta segunda-feira para o legislativo capixaba e será marcado pela movimentação em torno das eleições que acontecem em outubro. Há previsão de mudanças de partidos, costura de alianças e muito “sebo nas canelas” em busca de eleitores por parte de candidatos que visam o executivo municipal. Dos 30 deputados estaduais, pelo menos 10 são pré-candidatos. E dos 10 deputados federais, pelo menos quatro são pré-candidatos.

O meio político aponta como prioridade para os deputados o processo eleitoral. Mas algumas pautas devem ter destaque ao longo de 2020. O governo deve tocar uma série de mudanças na mobilidade urbana, principalmente na Grande  Vitória. Há decisões importantes como a definição sobre o começo da operação do sistema aquaviário, as obras do Portal do Príncipe, possíveis alterações na  Terceira Ponte, entre outros. 

Foco também no sistema de saúde estadual, que deve ser incrementada com mudanças significativas em relação à gestão. E a pauta da segurança pública deve ser mantida em alta, com investimentos previstos em áreas sociais e negociações importantes com policiais civis e militares.

A sessão de instalação dos trabalhos, nesta segunda, será solene. Foram convidados para o atual presidente do Tribunal de Justiça (TJ-ES), desembargador Ronaldo Gonçalves de Souza; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES), conselheiro Rodrigo Chamoun, o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado (MP-ES), Eder Pontes, entre outras autoridades.

Alguns deputados falaram sobre as expectativas sobre o início dos trabalho. veja: