A volta do sistema aquaviário é a pauta principal da reunião da Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa na manhã desta segunda-feira (18).
Os deputados que compõem a Comissão vão receber o diretor-superintendente da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitana e Regional do Rio Grande do Sul (Metroplan-RS), engenheiro Pedro Bisch Neto, que vai apresentar e explicar como funciona o aquaviário gaúcho.
De acordo com as informações do órgão, em 2014, foram elaborados estudos para a implantação de uma rede hidroviária na Região Metropolitana de Porto Alegre, que é composta de 34 municípios. Hoje, a Metroplan gerencia três linhas de transporte hidroviário de passageiros, com demanda de mais de oito mil passageiros por dia. Uma das linhas faz o transporte entre as cidades de Porto Alegre e Guaíba.
A Comissão de Infraestrutura, de Desenvolvimento Urbano e Regional, de Mobilidade Urbana e de Logística é presidida pelo deputado Marcelo Santos (PMDB) e tem como membros efetivos os Amaro Neto (SD), que sugeriu o encontro; Gilsinho Lopes (PR) e Jamir Malini (PP).