Política

Moro pode deixar governo se Presidente mexer no comando da Federal

Bolsonaro acenou com troca de Maurício Valeixo do comando da PF e, se isso ocorrer, aliados do ministros dizem que ele pedirá demissão

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Aliados do ministro Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública) avaliam que ele deve deixar o governo caso o presidente Jair Bolsonaro concretize a troca de comando da Polícia Federal, afastando Maurício Valeixo, indicado pelo ex-juiz.

Segundo o canal de notícias políticas do jornal Estado de S. Paulo, o BR Político, a notícia da queda de Valeixo, dada em primeira mão pelo site O Antagonista, é real. Bolsonaro manifestou a intenção de mexer no comando da Federal em meio à pandemia do novo coronavírus. 

O Presidente chegou a ameaçar mudar o comando da Polícia Federal no ano passado, no auge das investigações sobre seu filho Flávio Bolsonaro e o ex-assessor Fabrício Queiroz, mas, na ocasião, a oposição de Moro à ideia conseguiu garantir a permanência.

Segundo pessoas próximas, a relação entre o Presidente e o ministro da Justiça vem se desgastando desde o início do mandato de Bolsonaro e a situação teria fcado mais complicada em janeiro, quando Bolsonaro ensaiou desmembrar o ministério tirando Segurança Pública. Naquela ocasião, o ministro deixou claro que não continuaria no cargo. Aconselhado pelos generais do Palácio do Planalto, o Presidente recuou.

A troca de seu homem de confiança na Polícia Federal, combinada com a aproximação de Bolsonaro com o Centrão e políticos condenados como Roberto Jefferson e Valdemar Costa Neto, devem ser as gotas d’água para que Moro deixe o governo.