Morreu nesta quarta-feira (2) o ex-prefeito de Vitória Setembrino Pelissari, aos 91 anos. Segundo a família, ele sofreu um infarto em casa, na capital. Setembrino também era conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo.
Advogado, Setembrino foi prefeito entre 1967 e 1970 e também por curto período em 1978. Ele ainda foi procurador do Estado e deputado estadual. Era considerado um advogado militante. Nasceu em 18 de setembro de 1928 em Ibiraçu. Aos 18 anos se mudou para Vitória e se formou em Direito em 1954.
O ex-prefeito ingressou na política por meio do movimento estudantil. Nos últimos anos de vida, mesmo com idade avançada, Setembrino continuou atuando na advocacia, na OAB.
O presidente da Ordem no Estado, José Carlos Rizk Filho, decretou luto oficial de três dias. “A Ordem se solidariza com familiares e amigos desse grande homem público, que tanto abrilhantou advocacia capixaba”, diz nota da OAB-ES.
A Associação dos Procuradores do Estado (Apes) também emitiu uma nota de pesar e lamentou a morte de Setembrino. “A Apes se solidariza com familiares e advogados desse grande cidadão e homem público”.
O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, decretou luto oficial na capital. Ele escreveu no Twitter: “Tenho o triste dever de informar que decretei luto oficial na capital, pelo falecimento do querido ex-prefeito Setembrino Pelissari… que Deus o tenha ao seu lado e dê forças a todos seus familiares nesse momento de profunda dor e saudade!”
Os familiares informaram que não haverá velório em função da pandemia do Novo Coronavírus.