O ex-governador do Rio Grande do Sul Alceu Collares morreu na madrugada desta terça-feira (24) aos 97 anos. Ele foi um dos fundadores do Partido Democrático Trabalhista (PDT) ao lado de Leonel Brizola.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou nota de pesar na rede social X (antigo Twitter), caracterizando Collares como “um dos grandes políticos brasileiros”. Destacou ainda que o político foi o único governador negro do Estado gaúcho.
“Sempre defendendo os trabalhadores e as causas trabalhistas do país, Collares deixa um grande legado para o Brasil”, escreveu Lula.
LEIA TAMBÉM:
> Prefeito de Vila Velha anuncia abono de R$ 1 mil para servidores
> Governo vai cumprir à risca decisão do STF de suspensão das emendas, diz Padilha
> Daniel Silveira volta a ser preso pela PF por descumprir medidas cautelares
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), declarou na rede social que o legado de luta por justiça social, pelos direitos dos trabalhadores e pela educação seguirá como inspiração. O mandatário gaúcho decretou luto oficial de três dias no Estado e informou que o velório será no Palácio Piratini, sede do executivo local.
Carlos Lupi (PDT), ministro da previdência social e presidente da sigla cofundada por Collares, disse que o ex-governador foi exemplo de coragem e dedicação à justiça social.