Políticos do Espírito Santo e outras lideranças políticas do país lamentaram a morte do ex-deputado federal David Miranda (PDT-RJ). O falecimento foi anunciado na manhã desta terça-feira (09) nas redes sociais do marido do político, o jornalista Gleen Greenwald.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
O senador capixaba Fabiano Contarato (PT-ES) disse que recebeu com tristeza a notícia da morte do amigo. Contarato destacou a luta de David pelo preconceito e pela democracia.
“A sua luta contra o preconceito e pela democracia jamais será esquecida! Meus sinceros sentimentos e abraço afetuoso ao Glenn Greenwald, seus filhos, familiares e amigos. Descanse em paz!“, escreveu em uma rede social.
A deputada federal capixaba Jack Rocha (PT-ES) também se solidarizou com a família de David.
“Minhas condolências ao Gleen Greenwald e seus filhos. Meu abraço fraterno em toda a sua família e amigos próximos! A resistência inspiradora de David, sua coragem e sua paixão pela vida marcam a história brasileira. David Miranda, presente!“.
Quem também usou as redes sociais para lamentar a morte de Davi foi a deputada estadual Camila Valadão (Psol). Em post feito em seu perfil no Twitter definiu o ex-deputado como “defensor intransigente da democracia”.
A também deputada estadual Iriny Lopes (PT), por sua vez, registrou votos de condolência aos familiares e amigos de Davi.
“Foi com muita tristeza que recebi a notícia da morte do ex-deputado David Miranda que faleceu nessa madrugada após 10 meses internado por conta de sucessivas infecções. Desejo votos de pesar e solidariedade a toda família e amigos”, escreveu a parlamentar.
Já André Moreira (Psol), vereador da Câmara de Vitória, respostou em um dos seus stories no Instagram uma imagem de luto em referência à morte do ex-deputado do Rio de Janeiro.
Ex-deputado estava internado desde agosto do ano passado
David Miranda foi internado em 6 de agosto de 2022, em um hospital no Rio de Janeiro, com uma infecção generalizada no sistema gastrointestinal. A morte foi confirmada nesta manhã, um dia antes do ex-deputado completar 38 anos.
Logo após a divulgação, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a primeira-dama se manifestaram nas redes sociais.
“Meus sentimentos ao Gleen e familiares pela perda de David Miranda. Um jovem de trajetória extraordinária que partiu cedo demais“, escreveu o presidente.
Primeira-dama do Brasil se solidariza com familiares e amigos de Davi
Rosângela da Silva, a Janja, prestou condolências. “Muito triste a notícia da morte de David Miranda, que deixa uma trajetória de luta e amor. Meus sentimentos ao Gleen, seus filhos e familiares”.
Formado em Jornalismo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-RJ), David Miranda ingressou firme na vida política em 2017, quando foi eleito vereador no Rio de Janeiro pelo PSOL.
Em 2020, se elegeu deputado federal. Ele integrou diversas comissões, como a Especial de Cultura, e as comissões especiais de Reclusão por Maus-Tratos a Animais (PL 1095/19) e Queimadas em Biomas Brasileiros (PEC 015/22).
No ano passado, se filiou ao PDT e apoiou a candidatura de Ciro Gomes à Presidência. Mesmo afastado das redes, o ex-ministro homenageou o amigo.
“Muito triste com a notícia do falecimento do meu amigo David Miranda. Um exemplo de vida, um exemplo na política, um exemplo na luta pela Democracia, pela liberdade e pelo Brasil. Meu abraço afetuoso ao Glenn, seus filhos e familiares“, escreveu Ciro.