A crise política agravada na última quinta-feira (04) com o novo desdobramento da Operação Lava Jato, que culminou na condução coercitiva do ex-presidente Lula para prestar depoimento na Polícia Federal, promete repercutir nas ruas da capital capixaba. Manifestantes dos dois lados pretendem fazer atos a favor e contra a presidente Dilma e o Partido dos Trabalhadores em Vitória no mesmo dia: domingo, 13 de março.
A manifestação de apoio a Lula foi anunciada pelo diretório estadual do PT, que não deu detalhes da ação, mas informou que os militantes vão às ruas contra o que eles consideram “uma tentativa de golpe”.
Já o protesto organizado pelo movimento ‘Fora Dilma’ será realizado nos moldes dos anteriores: pacífico, com reunião na Praça do Papa e passagem dos manifestantes vindos de Vila Velha pela Terceira Ponte.
Segundo Washington Olímpio, um dos apoiadores da causa pró-impeachment, a expectativa é de que o público seja superior ao do ano passado. “Agora que o caldeirão entrou mesmo em ebulição, esperamos ultrapassar a marca dos 100 mil manifestantes”, contou Olímpio.
Personagens
Ainda de acordo com os organizadores do ‘Fora Dilma’, dois personagens conhecidos em protestos de todo o País estarão presentes na manifestação capixaba. Pixuleco e Bandilma, bonecos infláveis com 8 e 3 metros, respectivamente, farão o percurso da passeata. “Pixuleco já estará com o uniforme de presidiário”, informou Washington.