Fernanda Milanese, do partido Solidariedade, foi eleita a nova prefeita da cidade de Boa Esperança, na região noroeste do Espírito Santo, numa eleição suplementar que aconteceu neste domingo (01). Ela teve 50,14% dos votos (3841 votos no total). Cláudio Boa Fruta (DEM) ficou em segundo lugar com 42,51% (3257 votos) e Antônio José (Republicanos) obteve o terceiro lugar com 7,35% (563 votos).
Fernanda é casada com Romualdo Milanese (Solidariedade), que venceu as eleições municipais em novembro de 2020 mas teve a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral, não podendo ocupar o cargo.
Diante da situação, foram marcadas eleições suplementares oito meses após o pleito do ano passado.
Neste domingo, mais de 10 mil eleitores compareceram às urnas da cidade. Os locais de votação ficaram abertos das 7h às 17h.
Votos para prefeito eleito em 2020 foram anulados
Em abril, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve o indeferimento ao registro de Romualdo Milanese (Solidariedade), candidato mais votado para prefeito em 2020, e uma nova eleição foi convocada.
A Justiça Eleitoral entendeu que a filiação dele ao partido ocorreu após o prazo. Assim, ele não poderia ter se candidatado. Os votos que recebeu foram anulados.
Desde 1º de janeiro, a cidade é governada interinamente pelo presidente da Câmara de Vereadores, Renato Barros (Solidariedade).
A nova prefeita toma posse, segundo calendário estipulado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo, em 27 de agosto.