Representando 50,7% da população do Espírito Santo, as mulheres também formam a maioria do eleitorado capixaba. Dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) mostram que no Estado existem que quase cem mil mulheres a mais, aptas a votar, do que homens.
Dos 78 municípios capixabas, em 47 as mulheres são a maioria dos eleitores. De acordo com o levantamento, Vila Velha concentram o maior eleitorado feminino do Estado. São 172 mil mulheres que votam, contra 140 mil homens que vão às urnas em outubro.
Já a capital capixaba possui a maior proporção de eleitoras do Espírito Santo. Em Vitória as mulheres são 54,27% do total de eleitores.
Menos de 200 mulheres serão candidatas no ES
Se na formação do eleitorado elas são maioria, na disputa eleitoral isso não se repete. Dos 699 candidatos que protocolaram registro junto ao TRE-ES, apenas 196 são mulheres. O número representa 28,04% do total de candidaturas registradas no Estado.
O percentual do Estado também se aproxima da média regional. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no Sudeste, 8.554 pessoas registraram candidaturas. Deste total, apenas 2.503 são mulheres. Neste caso, a média é de 29,26%.