Os eleitores de Castelo vão às urnas no dia 27 de outubro para a escolha do novo prefeito e vice-prefeito. A data foi anunciada na última segunda-feira (2), pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), desembargador Annibal de Rezende Lima.
Ainda, de acordo com o TRE-ES, deverão comparecer às urnas do município 28.377 eleitores. As convenções destinadas a definir as coligações e a escolha de candidatos serão realizadas entre os dias 16 e 21 de setembro, observadas as normas contidas no estatuto do partido político.
Podem concorrer o eleitor que possuir domicílio eleitoral na respectiva circunscrição pelo prazo de, no mínimo, seis meses antes da data da nova eleição; estiver com a filiação deferida pelo partido no prazo de seis meses, ressalvada disposição estatutária da agremiação que fixe prazo superior, devendo ser encaminhadas duas vias da ata da convenção digitada e devidamente assinada ao Juízo Eleitoral, companhada de cópia da lista de presença dos convencionais com as respectivas assinaturas, em 24 horas após a convenção.
Cassação
Eleitos em 2016, Luiz Carlos Piassi e Pedro Nunes de Almeida, foram cassados dos cargos de prefeito e vice-prefeito, respectivamente. A ação contra os dois foi movida logo após as eleições daquele ano.
O TRE-ES declarou a inelegibilidade do prefeito devido a condenação em ação civil pública por improbidade administrativa, com a determinação da suspensão de seus direitos políticos por oito anos.