Política

"Não vamos permitir embate entre dois grupos", diz secretário sobre protestos em Vitória

Quem garantiu essa decisão foi o secretário estadual de Segurança Pública, André Garcia, devido ao local ser parte do percurso que será percorrido pelo movimento Fora Dilma

Protesto contra Dilma passarão pela Terceira Ponte rumo à Praça do Papa; Praça do Pedágio é parte do percurso Foto: ​Divulgação

Após se reunir com membros do movimento Frente Brasil Popular na tarde desta quinta-feira (10), o secretário estadual de Segurança Pública (Sesp), André Garcia, garantiu que a polícia ficará de prontidão na Praça do Pedágio no próximo domingo (13) para evitar a concentração de manifestantes a favor do Governo Federal. O secretário também anunciou, no fim da tarde da última quarta-feira (09) que o policiamento será reforçado nas ruas da capital.

Isso porque o local é parte do percurso que será percorrido pelo movimento Fora Dilma, que sairá de Vila Velha pela Terceira Ponte rumo à Praça do Papa. De acordo com o secretário, o movimento contrário ao governo tem preferência por ter informado à Sesp da realização da manifestação há mais de um mês e pedido autorização para a caminhada.

O secretário lembrou, ainda, que confrontos entre grupos pró e contra o governo ocorreram em várias cidades brasileiras, por isso diz que trabalha para evitar que isso aconteça.

 “Não vamos permitir a concentração para evitar um embate entre os dois grupos. O movimento tem vários locais para se reunir, desde que não haja encontro dos protestos. Em caso de insistência, poderá haver até prisões”, informou André Garcia, que garantiu presença no local.

A representante da Frente Brasil Popular, Clemilde Cortes, informou que o local de início da manifestação a favor do governo – a Praça do Pedágio – está mantido, mas que o movimento está aberto ao diálogo. “Pedimos ao secretário que converse com o outro grupo; Vitória possui outras entradas que poder ser utilizadas”, disse a militante.

Dinâmica

O encontro pode acontecer porque manifestantes dos dois lados pretendem fazer atos a favor e contra a presidente Dilma em Vitória no mesmo dia: domingo, 13 de março. A manifestação de apoio a Lula foi anunciada pelo diretório estadual do PT, contra o que eles consideram “uma tentativa de golpe”.

Já o protesto organizado pelo movimento ‘Fora Dilma’ será realizado nos moldes dos anteriores: pacífico, com reunião na Praça do Papa e passagem dos manifestantes vindos de Vila Velha pela Terceira Ponte.