A corrida eleitoral em Vila Velha, uma das mais disputadas da Grande Vitória, está acirrada, principalmente com a possibilidade do ex-prefeito Max Filho (PTB) migrar para o PSB. O atual prefeito, Neucimar Fraga (PR), bombardeado pelos adversários, contra-ataca com a grande quantidade de obras inauguradas pela cidade. Após o expediente na prefeitura, o republicano segue para os bairros para assinar ordem de serviço e entregar ruas asfaltadas. Na semana passada, por exemplo, a região da Grande Terra Vermelha recebeu o prefeito quase todos os dias. As outras regiões também ganharam campo de futebol.
Reeleição
Apesar de ainda não ter declarado publicamente a intenção de disputar a reeleição, sua candidatura em 2012 é dada como certa. A maioria das obras se concentra na Grande Terra Vermelha, reduto eleitoral do ex-prefeito Vasco Alves (PSB). A tática é começar a minar o território dos adversários.
Pombal
Não é só o ex-prefeito de Vila Velha Max Filho que tem sido alvo do PSB canela-verde. O partido está buscando novas filiações de olho nas eleições de 2012. Os socialistas querem em seu ninho também a ex-vereadora Linda Moraes, que foi expulsa do PT por se negar a deixar a administração municipal. Quem também aparece na lista do PSB é o vereador Ozias Zizi (PRB).
Bola da vez
Se Max Filho se filiar mesmo ao PSB, o vice-prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia (PTB), será o próximo a levantar polêmica sobre sua migração ao ninho socialista. Nesta terça-feira (6), Juninho se reúne com lideranças para analisar seu futuro político. Se fica no PTB e começa sua pré-campanha para a prefeitura ou se muda para o partido do governador Renato Casagrande (PSB).
Explicação
O presidente da Rodosol, Geraldo Dadalto, foi convocado para explicar na Assembleia, a pedido do deputado Marcelo Santos (PMDB), sobre a grande quantidade de placas publicitárias na Terceira Ponte, que acabam tirando a atenção do motorista e causando poluição visual na via. Ele afirmou que o contrato de concessão dá direito à exploração, mas que deve atender o Código de Postura. O problema é que em Vila Velha, por exemplo, não há previsão de quando as regras devem ser votadas pela Câmara.
Polêmica
O deputado federal Cesar Colnago (PSDB) participou, nesta segunda-feira (5), de um encontro da bancada dos tucanos na Câmara para discutir vários temas polêmicos. Entre eles, o projeto que tramita na Casa sobre o fim do voto secreto no Legislativo Federal. Após muito conflito, ficou acertado que os 53 parlamentares do partido vão votar favorável à transparência na Casa.