Política

No Espírito Santo, Marina Silva nega denúncias de caixa 2 em campanha

Em coletiva com a imprensa, durante a tarde, Marina negou que sua campanha de 2010 à presidência tenha sido irrigada com dinheiro de caixa 2 da construtora OAS

Marina Silva e Gustavo de Biase em asociação de catadores na Serra Foto: Divulgação/Rede

A ex-senadora Marina Silva (Rede) chegou ao Espírito Santo nesta segunda-feira (13) para participar de uma série de atividades para fortalecer os pré-candidatos à prefeitura da Serra e Cariacica, Audifax Barcelos (Rede) e Marcos Bruno (Rede), respectivamente.

Em coletiva com a imprensa, durante a tarde, Marina aproveitou para comentar as recentes denúncias de que sua campanha de 2010 à presidência foi irrigada com dinheiro de caixa 2 proveniente da OAS. As acusações serão supostamente feitas pelo ex-presidente da construtora, Léo Pinheiro, caso firme acordo de delação premiada com a Operação Lava Jato.

A fundadora da Rede reafirmou que apoia a Operação Lava Jato, que não deve sofrer nenhuma interferência, e que nunca usou R$ 1 sequer em suas campanhas que não tivesse sido regularmente declarado.

Guilherme Leal, candidato a vice na chapa de Marina Silva pelo PV, teria sido o responsável por negociar o suposto apoio da OAS à campanha. Sobre o empresário, a ex-senadora afirmou que sempre foi fiel ao compromisso ético e à orientação política de que todos os recursos de financiamento da campanha teriam origem e uso inteiramente legais.

Em seu site, Marina reafirmou também que não acredita que nenhum dirigente do PV possa ter usado seu nome, ainda mais para fins ilícitos. “Posso assegurar à opinião pública brasileira que, neste momento em que a sarjeta da política já está repleta de denunciados, o melhor caminho é confiar no trabalho do Ministério Público e da Polícia Federal”, diz na nota.

Pela manhã, Marina participou de uma café da manhã com pastores e lideranças religiosas em Jardim Limoeiro, na Serra, e em seguida visitou o Projeto Catador e a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis, em Vila Nova de Colares.

Já nesta terça-feira (14), Marina Silva irá participar de um almoço em Porto de Santana, Cariacica, para debater políticas públicas para mulheres. À tarde, estará em Vitória para inaugurar a sede estadual da Rede, na Praia de Camburi. Por fim, debaterá às 19h, na Associação de Moradores do Parque Residencial Laranjeiras, a crise política e as saídas sustentáveis.

Além de Audifax Barcelos e Marcos Bruno, também tem acompanhado Marina Silva o porta-voz da Rede no Espírito Santo, Gustavo de Biase (Rede), cotado para ser o vice de Luiz Paulo em chapa que irá concorrer à Prefeitura de Vitória.