Política

No Japão, Bolsonaro exalta bijuteria de nióbio e vira meme

Em vídeo realizado diretamente de Osaka, o presidente destacou as possibilidades econômicas que poderiam surgir da exploração do mineral

Foto: Divulgação / Facebook

O presidente Jair Bolsonaro usou as redes sociais para tratar, entre outros assuntos, do nióbio. Em vídeo realizado diretamente de Osaka, no Japão, onde está para a reunião do G-20, o presidente destacou as possibilidades econômicas que poderiam surgir da exploração do mineral ao exibir um colar de nióbio.

“Eu falei tanto em nióbio, eu falava que aqui no Japão, inclusive, tinha aplicação para o nióbio para bijuteriais. Temos aqui um pequeno cordãozinho. Ele é azul, mas tem de várias cores. A vantagem disso em relação ao ouro primeiro são as cores, que variam”, começou o presidente.

Logo depois, destacou mais qualidades positivas do minério – as maiores reservas do mundo estão no Brasil. “Ninguém tem reação alérgica a nióbio. Alguns têm a ouro. Às vezes a mãe põe um brinquinho na orelha da menina. Menina, para deixar bem claro. E tem reação”, disse o presidente, lembrando que é criticado quando fala de nióbio.

“As aplicações são muitas, essa aqui é apenas a bijuteria. Comprei aqui. Custou caro, hein? Sabe quanto? Isso custa US$ 1 mil, mais ou menos R$ 4 mil reais”, afirmou.

Veja o trecho do vídeo:

Minutos após a divulgação do vídeo, o termo nióbio se tornou um dos mais comentados no Twitter. Diversos internautas utilizaram a imagem do presidente para realizar montagens e memes, comparando a fala de Bolsonaro aos programas tradicionais de venda de produtos pela televisão.