Política

Cariacica proíbe blocos de rua e festas em vias públicas até o Carnaval

O decreto ainda proíbe o uso de trios elétricos e carros de som em vias públicas do município de Cariacica, quando houver aglomeração

Foto: Divulgação

As festas, eventos públicos e privados em vias públicas e os blocos de rua estão suspensos em Cariacica a partir desta quarta-feira (19). Um decreto municipal, já publicado no Diário Oficial, é válido até o dia 6 de março deste ano.

O decreto ainda proíbe o uso de trios elétricos e carros de som em vias públicas do município de Cariacica, quando houver aglomeração.

A nova regra no município atende a uma recomendação da Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa), que sugeriu que as cidades suspendessem o carnaval de rua, grandes shows e grandes eventos no Estado devido ao recente aumento do número de casos de covid-19 e de gripe.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, a comunicação oficial foi feita nesta segunda-feira (17). Ele disse que os municípios que não seguirem a recomendação deverão apresentar embasamento técnico, considerando dados epidemiológicos para sustentar a decisão.

Na ocasião, o secretário reforçou que a decisão de manter eventos "não seria adequada ao nosso Estado, num momento aonde a curva de expansão de casos pode ainda ser mitigada desde que a gente consiga interromper grandes interações sociais e avançar na vacinação e na testagem em massa".

O conselho para os municípios em relação a eventos menores e agendas em casas de shows é que sejam adotadas exigências que incluam passaporte de vacinação.

"Recomendamos que os municípios preparem condições para exigências do passaporte da vacina, de maneira muito disciplinada, e também que possam solicitar a comprovação do resultado negativo de testes de antígenos para detecção do Sars-Cov 2", frisou o secretário.

Ele acrescentou que cidades que não tenham condições de oferecer uma testagem em massa, é recomendado que fiquem atentas e reforcem a fiscalização.

Pontos moeda