Política

Durante atos extremistas em Brasília, policial é derrubado do cavalo e agredido a pauladas

A Praça dos Três Poderes foi tomada pelo vandalismo. Bolsonaristas radicais invadiram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto

Foto: twitter

Extremistas apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro agrediram policiais militares do Distrito Federal. Em um vídeo, é possível ver um deles sendo derrubado do cavalo e sendo agredido com pauladas.

O cenário foi construído por manifestantes radicais, que não aceitam a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas urnas em 2022 e que, por isso, furaram o bloqueio feito pela Polícia Militar do Distrito Federal na tarde deste domingo (8) e deram início a uma grande invasão na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

A Praça dos Três Poderes foi tomada pelo vandalismo. Bolsonaristas radicais invadiram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto, em um ato que pede intervenção das Forças Armadas e a prisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram os prédios públicos, depredando tudo por onde passaram. Os extremistas chegaram ao terceiro andar do Planalto, onde fica o gabinete do presidente da República.

Os poucos policiais que estavam na Praça dos Três Poderes fizeram disparos de gás de pimenta para tentar conter os radicais. A ação não conseguiu impedir que os três principais prédios da República fossem invadidos e ocupados.

Mesmo com a crise instalada na Esplanada, a Política Militar do Distrito Federal continuou permitindo que manifestantes transitem livremente pela área, sem nenhum tipo de restrição. 

Após extremistas furarem o bloqueio invadirem o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto, parte dos policiais abandonou as barreiras de segurança. Um grupo foi flagrado comprando água de coco em frente à Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida.

* Com informações do Estadão

LEIA TAMBÉM: >> Bolsonaristas extremistas furam bloqueio da PM, invadem e fazem quebra-quebra em prédios dos Três Poderes

Entenda cronologia

No momento da invasão, manifestantes derrubaram as grades do local de acesso ao prédio do Congresso Nacional. A polícia soltou gás de pimenta, mas, mesmo assim, pessoas que estavam na manifestação furaram o bloqueio de segurança.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Os invasores reagiram às bombas de efeito moral usadas pelas forças policiais e conseguiram afastar as tropas. Depois de invadirem o Congresso, os manifestantes se dirigiram à rampa do Palácio do Planalto.

Do lado de fora do Congresso, os apoiadores de Bolsonaro aplaudiram a chegada da Polícia Militar. Transmissões ao vivo, em redes sociais como Instagram e Tik Tok, mostram os manifestantes chamando policiais de patriotas, além de alguns agentes tirando selfies com os apoiadores do ex-presidente. 

Decretada intervenção federal no DF

O presidente Lula (PT), afirmou, em rede nacional, que assina decreto neste domingo (08) promovendo intervenção federal no Distrito Federal, diante das violentas ameaças à democracia. O decreto já entrou em vigor na data da publicação.

Como interventor, Luiz Inácio nomeou Ricardo Garcia Cappelli. A medida será válida até o próximo dia 31 de janeiro de 2023. Confira documento na íntegra: