Política

"Emoção à flor da pele", diz capixaba à frente de caravana para posse de Lula

Apoiadores viajaram para a capital federal para acompanhar a terceira posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Foto: Leitor/whatsapp

Após 20 anos desde a primeira vez que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu a rampa do Palácio do Planalto para assumir o cargo de Presidente do Brasil, grupos de capixabas estão em Brasília, neste domingo (1º) na terceira posse do petista. Emoção, alívio, felicidade e apreensão estão entre os principais sentimentos.

 >> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Uma das caravanas é organizada por Ana Lúcia Gonçalves, de 54 anos, que partiu do Espírito Santo em um ônibus com 56 pessoas. Emocionada, a organizadora afirma que é a quarta vez que participa de posses de Presidentes da República. 

“Eu estive na primeira posse de Lula em 2003, também estive na segunda dele e na primeira de Dilma. Ou seja, essa é a quarta posse que eu participo, mas tem muita gente no nosso ônibus que é a primeira vez”, explicou. 

Segundo Lúcia, o momento é histórico, onde é possível notar a emoção à flor da pele dos participantes. Entretanto, a situação não deixa de lado a tensão na capital do país após episódios de vandalismo em Brasília. 

“Recebemos algumas recomendações, como por exemplo não ficar sozinho, andar em grupos, estar atento à tudo que acontece em nossa volta, se houver algum tipo de provocação não responder. Queremos manter a ordem”, destacou.

Além disso, para a manutenção da ordem, a organizadora explica que todas os participantes do local devem passar por barreiras. 

“Passamos por uma antes do Congresso, uma um pouco depois e a última já chegando no Palácio do Planalto”, explicou. 

Solidariedade na posse 

Após percorrerem mais de mil quilômetros até a chegada em Brasília, o grupo também foi surpreendido com a solidariedade que cerca o momento histórico. Segundo a organizadora, uma família abriu as portas da casa para hospedar o grupo. 

“Chegamos às 18 horas e a dona da casa nos ofereceu banho, ela já havia preparado um churrasco, também tinha carne assada, arroz, vinagrete, confraternizamos na virada do ano. Recebemos a hospedagem durante a noite e ainda um café antes da posse”, finalizou. 

A posse de Lula

Também neste domingo (01), o petista Luiz Inácio Lula da Silva inicia seu terceiro mandato como presidente da República do Brasil. A cerimônia oficial teve início por volta das 13h45, em Brasília.

LEIA TAMBÉM: Lula toma posse hoje para 3º mandato com esquema inédito de segurança 

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtora Web
Produtora Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória