Política

"Emoção à flor da pele", diz capixaba à frente de caravana para posse de Lula

Apoiadores viajaram para a capital federal para acompanhar a terceira posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Maria Clara Leitão

Redação Folha Vitória
Foto: Leitor/whatsapp

Após 20 anos desde a primeira vez que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu a rampa do Palácio do Planalto para assumir o cargo de Presidente do Brasil, grupos de capixabas estão em Brasília, neste domingo (1º) na terceira posse do petista. Emoção, alívio, felicidade e apreensão estão entre os principais sentimentos.

 >> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Uma das caravanas é organizada por Ana Lúcia Gonçalves, de 54 anos, que partiu do Espírito Santo em um ônibus com 56 pessoas. Emocionada, a organizadora afirma que é a quarta vez que participa de posses de Presidentes da República. 

"Eu estive na primeira posse de Lula em 2003, também estive na segunda dele e na primeira de Dilma. Ou seja, essa é a quarta posse que eu participo, mas tem muita gente no nosso ônibus que é a primeira vez", explicou. 

Segundo Lúcia, o momento é histórico, onde é possível notar a emoção à flor da pele dos participantes. Entretanto, a situação não deixa de lado a tensão na capital do país após episódios de vandalismo em Brasília. 

"Recebemos algumas recomendações, como por exemplo não ficar sozinho, andar em grupos, estar atento à tudo que acontece em nossa volta, se houver algum tipo de provocação não responder. Queremos manter a ordem", destacou.

Além disso, para a manutenção da ordem, a organizadora explica que todas os participantes do local devem passar por barreiras. 

"Passamos por uma antes do Congresso, uma um pouco depois e a última já chegando no Palácio do Planalto", explicou. 

Solidariedade na posse 

Após percorrerem mais de mil quilômetros até a chegada em Brasília, o grupo também foi surpreendido com a solidariedade que cerca o momento histórico. Segundo a organizadora, uma família abriu as portas da casa para hospedar o grupo. 

"Chegamos às 18 horas e a dona da casa nos ofereceu banho, ela já havia preparado um churrasco, também tinha carne assada, arroz, vinagrete, confraternizamos na virada do ano. Recebemos a hospedagem durante a noite e ainda um café antes da posse", finalizou. 

A posse de Lula

Também neste domingo (01), o petista Luiz Inácio Lula da Silva inicia seu terceiro mandato como presidente da República do Brasil. A cerimônia oficial teve início por volta das 13h45, em Brasília.

LEIA TAMBÉM: Lula toma posse hoje para 3º mandato com esquema inédito de segurança