Política

Nova secretaria terá políticas de assistência a mulheres trans e quilombolas no ES

A ex-vice-governadora Jacqueline Moraes foi a escolhida para assumir a pasta na nova gestão de Casagrande

Foto: Divulgação / Governo do ES
Jacqueline estará à frente de políticas voltadas para o público feminino no Estado

Nomeada para assumir uma pasta inédita no Executivo estadual, a Secretaria de Políticas para Mulheres, a ex-vice-governadora Jacqueline Moraes (PSB), em conversa com a reportagem do Folha Vitória durante a posse do governador Renato Casagrande (PSB), na tarde do último domingo (01), revelou qual deve ser a configuração da secretaria, bem como quais políticas para as mulheres serão implantadas por meio dela.

Além do combate à violência e da criação de uma rede de apoio para as capixabas, Jacqueline garante que a inclusão será o carro-chefe de seu trabalho como chefe da pasta. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

“Além de fazer todo o trabalho de  de gerir a política do enfrentamento à violência contra as mulheres, nós também vamos fomentar a participação das mulheres no empreendedorismo e nos negócios, ampliando a sua autonomia financeira. Todo nosso plano é pautado em todas as mulheres diversas: mulheres trans, quilombolas, negras e periféricas, ciganas”, afirmou.

Jacqueline ainda adiantou que todas as políticas implantadas pela pasta terão uma gerência exclusiva, onde também serão tratadas ações voltadas para a saúde da mulher. “É uma secretaria que a gente vai estruturando, mas que já temos um ponto de partida.

Veja quem são os secretários do governo Casagrande 

Casagrande assumiu o governo do Espírito Santo pela terceira vez nesse domingo (01). Além dele, os secretários do Estado também assume seus respectivos cargos neste domingo.

Reeleito em outubro, o chefe do Executivo Estadual concluiu o anúncio dos novos secretários na última sexta-feira (30). 

Diferentemente do que foi propagado durante sua campanha no pleito, em que chegou a sinalizar um governo totalmente renovado, Casagrande decidiu seguir apostando na receita caseira, optando por mexer pouco na configuração do seu secretariado.

É o caso, por exemplo, da Chefia de Gabinete, da Secretaria de Comunicação e da Casa Civil. Em anúncio feito por meio de suas redes sociais, em 13 de dezembro, o socialista confirmou que Valésia Perozini, Flávia Mignoni e Davi Diniz permanecem, respectivamente, no comando das pastas.

Ainda no campo das pastas que seguirão sob o comando dos atuais secretários no próximo mandato de Casagrande, foram confirmadas as permanências dos seguintes nomes na gestão: Nara Borgo (Direitos Humanos), Marcelo Calmon (Recursos Humanos) e Coronel Aguiar (Casa Militar).

Outra permanência confirmada por Casagrande foi a de Edmar Camata à frente da Secretaria de Estado de Controle e Transparência. O anúncio foi feito logo após Camata ter sido “desconvidado” para ser o diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal no governo o presidente da República diplomado, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Quem também continua no posto em que está hoje é o atual secretário de Estado de Saneamento e Habitação, Marcus Vicente (PP), conforme anúncio feito por Casagrande no último dia 22.

A pasta da Educação também não terá mudanças em seu comando na gestão que começa a partir do ano que vem. Vitor de Ângelo segue comandando a secretaria.

No caso das secretarias de Governo e Planejamento, a única mudança é que os atuais titulares das respectivas pastas trocam de lugar a partir do ano que vem, com Maria Emanuela Pedroso indo para a Seg, e ´Álvaro Duboc, por sua vez, assumindo o Planejamento.

Alvo de um escândalo envolvendo suposta fraude fiscal na comercialização de vinhos no Estado, cujos prejuízos para os cofres públicos foram estimados em mais de R$ 120 milhões, conforme investigação e denúncia do Ministério Público Estadual (MPE-ES), a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) continuará sob o comando de Marcelo Altoé.

Ele assumiu a secretaria em agosto do ano passado, após Rogélio Pegoretti, preso na operação “Decanter” em julho deste ano, ter pedido exoneração do cargo alegando problemas pessoais, à época.

No mesmo dia em que anunciou a permanência de Altoé, por meio de um post em seu perfil no Twitter, Casagrande também confirmou a continuidade de Jasson Amaral como procurador geral do Estado.

As áreas da Cultura e da Mobilidade Urbana permanecem sob a responsabilidade de Fabrício Noronha e Fábio Damasceno, respectivamente.

Na noite da última terça-feira (27), Casagrande anunciou que a Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social permanecerá sob o comando de Cyntia Grillo.

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran) seguirá sob a gestão do ex-deputado federal Givaldo Vieira (PSB).

Confira as novidades da nova gestão

A primeira novidade para a nova gestão de Casagrande foi anunciada em 02 de dezembro, quando o governador, durante entrevista coletiva, confirmou o ex-senador e vice-governador diplomado, Ricardo Ferraço (PSDB), como o secretário de Estado de Desenvolvimento na gestão que começa em janeiro do ano que vem.

No dia 16, outro novo nome foi anunciado por Casagrande para compor o seu secretariado: Ênio Bergoli, que será o novo secretário de Estado da Agricultura.

Ex-secretário de Paulo Hartung no governo de Casagrande

Adversários políticos históricos, Casagrande e o ex-governador do Estado Paulo Hartung protagonizaram disputas acirradas na briga pelo comando do Palácio Anchieta.

O último embate entre os dois foi em 2014, do qual Hartung saiu eleito, finalizando o seu mandato em 2018.

No entanto, tendo como base um anúncio feito por Casagrande, também no último dia 16, mesmo diante do cenário de rivalidade entre ambos, nomes que compuseram a gestão hartunguista encontram afeição na gestão socialista, uma vez que André Garcia foi anunciado o novo secretário de Justiça do Estado, mesmo cargo que ocupou entre os anos de 2011 e 2014, na gestão de Hartung.

Economista no comando da Saúde

Em um post feito em suas redes sociais no último dia 21, Casagrande anunciou o novo titular da pasta da Saúde a partir de janeiro de 2023. O socialista confirmou que quem assume o posto é o gaúcho Miguel Paulo Duarte Neto, economista e pós-graduado em Gestão Hospitalar.

Nas palavras d e Casagrande, ele “terá a missão de fortalecer o SUS capixaba, aperfeiçoando o trabalho que realizamos nos últimos anos”.

Primeira Secretaria da Mulher

Em um post feito em seu perfil no último dia 17, Casagrande anunciou que, pela primeira vez, o Estado contaria com uma Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres. No mesmo anúncio, ele revelou que quem assume a secretaria é a hoje vice-governadora, Jacqueline Moraes (PSB), que tentou uma vaga como deputada federal pelo Espírito Santo.

A volta de Ramalho

Em entrevista coletiva concedida durante sua diplomação, no último dia 19, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), Casagrande informou a volta do coronel Alexandre Ramalho (Podemos) ao comando da secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).

Petista no comando da Secretaria de Esportes

A última novidade anunciada por Casagrande no que se refere ao seu próximo governo foi o nome do ex-deputado estadual José Carlos Nunes (PT) como o futuro secretário de Estado de Esportes. Segundo o socialista, “o incentivo às atividades esportivas continuará sendo prioridade nos próximos quatro anos”.

Rigoni vai comandar Meio Ambiente

O deputado federal Felipe Rigoni (União Brasil), que não foi reeleito para um novo mandato, será o novo secretário de Meio Ambiente do Espírito Santo.

Casagrande, mais uma vez, utilizou as suas redes sociais, na qual salientou que trabalhará com o futuro secretário para que o Espírito Santo seja, cada vez mais, protagonista em políticas públicas de sustentabilidade.

Deputado não reeleito será secretário da Ciência e Tecnologia

Do mesmo partido de Casagrande, o deputado estadual Bruno Lamas (PSB), que não conseguiu se reeleger para o cargo, foi anunciado como o novo secretário de Estado da Ciência, Tecnoloigia, Inovação e Educação Profissional (Secti). Ele assume o cargo a partir do mês que vem.

Presidente estadual do PDT no comando do Turismo

O último secretário anunciado por Casagrande foi o atual presidente do PDT no Espírito Santo, Weverson Meireles (PDT). Ele vai comandar a Secretaria de Estado de Turismo.

“Seguiremos trabalhando para ampliar as políticas de desenvolvimento do setor de turismo e, assim, colocar o ES cada vez mais em evidência”, disse Casagrande no anúncio feito nesta sexta-feira.

Veja quem são os secretários do ES no novo mandato

Chefia de Gabinete — Valésia Perozini
Comunicação — Flávia Mignoni
Casa Civil — Davi Diniz
Direitos Humanos — Nara Borgo
Recursos Humanos — Marcelo Calmon
Casa Militar — Coronel Aguiar
Controle e Transparência — Edmar Camata
Saneamento e Habitação — Marcus Vicente
Educação — Vitor de Ângelo
Governo — Maria Emanuela Pedroso
Planejamento — Álvaro Duboc
Fazenda — Marcelo Altoé
Cultura — Fabrício Noronha
Mobilidade Urbana — Fábio Damasceno
Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social — Cyntia Grillo
Desenvolvimento — Ricardo Ferraço
Agricultura — Ênio Bergoli
Justiça — André Garcia
Saúde — Miguel Paulo Duarte Neto
Políticas para as Mulheres — Jacqueline Moraes
Segurança Pública e Defesa Social — Alexandre Ramalho
Esportes — José Carlos Nunes
Meio Ambiente — Felipe Rigoni
Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional — Bruno Lamas
Turismo — Weverson Meireles
Procuradoria-Geral do Estado — Jasson Amaral