Política

Pacheco repudia invasão do Congresso: "Devem sofrer o rigor da lei com urgência"

De acordo com Pacheco, foi assegurado pelo governador que as forças de segurança do Distrito Federal estão empenhadas no controle da situação

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O presidente do Senado Rodrigo Pacheco informou por meio de sua conta no Twitter que está em contato permanente com o governador Ibaneis Rocha, do Distrito Federal, para saber quais providências estão sendo tomadas para controlar a invasão do prédio do Congresso Nacional, na tarde deste domingo (8), por manifestantes bolsonaristas que protestam contra o resultado da eleição presidencial.

De acordo com informações da Agência Senado, o senador afirmou repudiar "veementemente" os atos antidemocráticos e pediu o "rigor da lei". De acordo com Pacheco, foi assegurado pelo governador que as forças de segurança do Distrito Federal estão empenhadas no controle da situação. 

"Conversei há pouco, por telefone, com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, com quem venho mantendo contato permanente. O governador me informou que está concentrando os esforços de todo o aparato policial no sentido de controlar a situação.Na ação, estão empenhadas as forças de segurança do Distrito Federal, alem da Polícia Legislativa do Congresso.  Repudio veementemente esses atos antidemocráticos, que devem sofrer o rigor da lei com urgência."

Manifestantes contra Lula invadiram Congresso Nacional

Manifestantes radicais, que não aceitam a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas urnas em 2022, furaram o bloqueio feito pela Polícia Militar do Distrito Federal na tarde deste domingo (8) e deram início a uma grande invasão na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O ato pede intervenção das Forças Armadas e a prisão do presidente Lula. Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, que iniciaram o ato no Congresso Nacional, também se dirigiram ao Palácio do Planalto e à Praça dos Três Poderes, onde fica o Supremo Tribunal Federal (STF), com o discurso de fazer uma intervenção em todos os Poderes.

LEIA TAMBÉM: >> “Inaceitável”: Governador repudia invasão de bolsonaristas radicais nos Três Poderes

Os invasores, além de pedirem a prisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a intervenção das Forças Armadas, também querem a volta de Bolsonaro ao poder, mesmo sem respaldo na Constituição. 

Vídeos mostram grupos radicais invadindo Congresso Nacional e STF em Brasília