Política

"Jamais pensei administrar uma pandemia", diz Casagrande em discurso de posse

Em seu primeiro discurso da nova gestão, o governador reeleito agradeceu aos aliados políticos e à família. Ele também se comprometeu a seguir lutando pelos capixabas e comentou sobre os desafios do último mandato

Gabriel Barros , Tiago Alencar

Redação Folha Vitória
Foto: Dyhego Salazar/Folha Vitória

Renato Casagrande (PSB) tomou posse na tarde deste domingo (01) durante a sessão solene na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), em Vitória.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Governador eleito e diplomado, Casagrande leu o termo de posse por volta das 15h. Na leitura do documento, o socialista se comprometeu a seguir lutando pelo bem comum dos capixabas. Veja o vídeo abaixo:

Em seguida, o vice-governador eleito na chapa, Ricardo Ferraço, foi empossado. Casagrande e Ferraço assinaram o livro de posse.

Em seguida, o governador fez um discurso. No início da fala, Casagrande agradeceu ao trabalho dos parlamentares e lembrou que na última sexta-feira (30) votaram projetos do governo em uma sessão extraordinária. 

"Muito obrigado aos parlamentares por conduzirem de forma responsável esse momento difícil da política brasileira que teve repercussão aqui também", disse.

Casagrande destacou que, durante o mandato anterior, que terminou neste sábado (31), teve que administrar uma pandemia. Em primeiro discurso após ser empossado, ele destacou o desafio em meio a um ambiente político polarizado.

"Quando assumi, em 2019, jamais pensei em gerenciar uma pandemia. Foi um desafio muito grande, ainda mais em um ambiente polarizado".

Ainda durante sua fala, o governador também agradeceu aos seus aliados de trajetória política, à esposa e aos filhos pelo apoio recebido durante o processo eleitoral deste ano.

Ele também ressaltou a importância do Legislativo como poder central da democracia. 

"Preciso agradecer a Assembleia, porque, apesar das diferenças, tudo que era de interesse dos capixabas foi discutido e decido'", frisou.

A solenidade foi encerrada por volta das 15h20. O governador segue para o Palácio Anchieta para a segunda parte das solenidades de posse.

Veja quem são os secretários do ES no novo mandato

Chefia de Gabinete — Valésia Perozini

Comunicação — Flávia Mignoni

Casa Civil — Davi Diniz

Direitos Humanos — Nara Borgo

Recursos Humanos — Marcelo Calmon

Casa Militar — Coronel Aguiar

Controle e Transparência — Edmar Camata

Saneamento e Habitação — Marcus Vicente

Educação — Vitor de Ângelo

Governo — Maria Emanuela Pedroso

Planejamento — Álvaro Duboc

Fazenda — Marcelo Altoé

Cultura — Fabrício Noronha

Mobilidade Urbana — Fábio Damasceno

Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social — Cyntia Grillo

Desenvolvimento — Ricardo Ferraço

Agricultura — Ênio Bergoli

Justiça — André Garcia

Saúde — Miguel Paulo Duarte Neto

Políticas para as Mulheres — Jacqueline Moraes

Segurança Pública e Defesa Social — Alexandre Ramalho

Esportes — José Carlos Nunes

Meio Ambiente — Felipe Rigoni

Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional — Bruno Lamas

Turismo — Weverson Meireles

Procuradoria-Geral do Estado — Jasson Amaral