Política

Euclério fará transplante de rim e o doador é o irmão: "Ele é 100% compatível"

Prefeito de Cariacica será internado nesta quinta-feira (9) e revelou que este é o segundo transplante a que será submetido

Elisa Rangel

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), vai passar por um transplante de rim. A informação foi divulgada nesta terça-feira (7) pelo próprio político em entrevista ao Folha Vitória. Ele revelou que é este o segundo transplante a que será submetido.

"O doador será o meu irmão mais novo, de 30 anos. Ele é 100% compatível. Deus está cuidando de mim", declarou o prefeito, que completa aniversário de 61 anos nesta quarta-feira (8).

Euclério solicitou à Câmara de Vereadores um pedido de afastamento de 15 dias para tratamento de saúde, desta quinta-feira (09) até o dia 23 de janeiro.

LEIA TAMBÉM:

Euclério faz tratamento renal há 10 anos: “Esqueço de cuidar de mim”

Weverson nomeia namorada para cargo na Secretaria da Fazenda na Serra

Três parentes de Vidigal são nomeados em secretarias da Serra

Na própria quinta-feira ele se interna no Hospital Meridional, em Cariacica, deve passar por alguns exames e logo será submetido ao transplante. "A cirurgia não vai ser no mesmo dia da internação, mas vai ser logo. Já fiz todos os exames que precisavam ser feitos", disse.

O prefeito revelou que está há dois meses fazendo diálise, mas tem adiado o tratamento renal há alguns anos. No entanto, agora não há como mais postergar.

"Eu fui enrolando, enrolando, e não queria passar por esse processo. Mas estou há dois meses fazendo diálise três vezes na semana. Juntou anemia, pandemia, pneumonia e o rim... Os médicos disseram que não dá mais. Algumas pessoas fizeram exames para ver a compatibilidade e o doador será o meu irmão Gabriel, o mais novo dos irmãos. Ele tem 30 anos", disse Euclério.

Sobre a recuperação, o prefeito explicou que deve ficar cerca de 10 dias internado. "Não sou de ficar parado, então vou poder trabalhar online quando sair do hospital. Enquanto isso, a cidade vai ficar bem cuidada, com a equipe da prefeitura toda trabalhando muito, como se eu estivesse lá. Em poucos dias estarei de volta", ressaltou.

O comando da prefeitura ficará a cargo da vice-prefeita, Shymenne Benevicto de Castro (PSB).

Euclério fez transplante de medula aos 24 anos

Além do detalhamento do transplante de rim, o prefeito reeleito de Cariacica revelou que este será seu segundo transplante.

"Eu já estou calejado. Eu já fiz um transplante de medula quando tinha 24 anos. Tinha leucemia e deu tudo certo. A doença nunca retornou, graças a Deus", contou.

Sobre a cirurgia e todo o processo a que será submetido agora no início do ano, Euclério Sampaio disse que vai se agarrar à fé.

"Deus está cuidando de mim, de tudo. Agradeço muito a Deus pela oportunidade de ter esse tratamento, essa cirurgia para fazer. Agradeço a Deus porque sei que ele vai me restabelecer", finalizou.

Tratamento renal há 10 anos

À coluna De Olho no Poder, do Folha Vitória, na série de entrevistas “Cidades e Desafios” com os principais prefeitos eleitos e reeleitos do Estado, Euclério destacou que faz tratamento renal há 10 anos.

Ele contou sobre o tratamento e relatou o que ocorreu na véspera da eleição, em outubro do ano passado, que o levou a ser internado e não conseguir nem votar.

“Eu faço tratamento renal há 10 anos. No sábado, véspera da eleição (05 de outubro), eu procurei meu médico. Eu estava com uma pneumonia forte e anemia. Foi falta de cuidado. Eu cuido da cidade e esqueço de cuidar de mim”, disse o prefeito.