Política

Transplante de rim de Euclério contou com 10 médicos: "Foi um sucesso"

Prefeito de Cariacica está na UTI após ser submetido à cirurgia nesta sexta-feira (10); doador foi o irmão mais novo

Foto: Divulgação

A cirurgia do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), foi realizada na manhã desta sexta-feira (10) com sucesso. Ele foi submetido a um transplante renal e está clinicamente bem, sob cuidados pós-operatórios na UTI da Unidade Coronariana, de acordo com os médicos.

A equipe que realizou a cirurgia foi composta de 6 urologistas, 2 nefrologistas e 2 anestesistas. 

Euclério, que recebeu o órgão do irmão mais novo, de 30 anos, deve seguir internado por aproximadamente mais 10 dias.

LEIA TAMBÉM:

> Transplante de rim: entenda a cirurgia que Euclério vai passar

> Euclério fará transplante de rim e o doador é o irmão: “Ele é 100% compatível”

> Câmara da Serra aprova reajuste do vale-alimentação, bônus para Guarda e novos cargos

A primeira-dama de Cariacica, Camila Rodrigues, fez uma publicação nas redes sociais para avisar que tanto Euclério quanto o irmão dele estão bem.

“Meu marido e meu cunhado estão bem e acordados. Gratidão aos amigos e parentes que ficaram na intercessão e com os pensamentos positivos. Deus os abençoe”, postou.

Veja a publicação:

Foto: Reprodução / Instagram
Primeira-dama via instagram.

O nefrologista Lauro Vasconcellos, que participou da cirurgia de transplante, disse à reportagem do Folha Vitória que tudo ocorreu dentro do esperado.

“A cirurgia terminou com sucesso. Foram ao todo 10 médicos. Ele está clinicamente bem e agora está sob cuidados pós-operatórios na UTI. O prefeito deve ficar em torno de 10 dias internado”, declarou Lauro Vasconcellos.

No início da semana, em entrevista ao Folha Vitória, Euclério explicou que adiou várias vezes a cirurgia.

“Eu fui enrolando, enrolando, e não queria passar por esse processo. Mas estou há dois meses fazendo diálise três vezes na semana. Juntou anemia, pandemia, pneumonia e o rim… Os médicos disseram que não dá mais. Algumas pessoas fizeram exames para ver a compatibilidade e o doador será o meu irmão Gabriel, o mais novo dos irmãos. Ele tem 30 anos”, disse na época o prefeito.

Anestesia e tempo de cirurgia

O transplante de rim é realizado sob anestesia geral e pode durar entre três a cinco horas. Durante o procedimento, o rim do doador é implantado no receptor.

Não é necessário retirar os rins do paciente que já não funcionam mais. Eles podem continuar no corpo. O novo rim, então, é colocado na região inferior do abdômen, e suas veias e artérias são conectadas aos vasos sanguíneos do receptor. 

Euclério fez diversos exames antes de ser internado e solicitou, à Câmara de Vereadores, um afastamento do cargo até o dia 23 de janeiro. 

O mandatário revelou, à coluna De Olho no Poder, que faz tratamento renal há 10 anos e, há dois meses, estava fazendo diálise.

Julia Camim

Editora de Política

Atuou como repórter de política nos veículos Estadão e A Gazeta. Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa, é formada no 13º Curso de Jornalismo Econômico do Estadão em parceria com a Fundação Getúlio Vargas.

Atuou como repórter de política nos veículos Estadão e A Gazeta. Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa, é formada no 13º Curso de Jornalismo Econômico do Estadão em parceria com a Fundação Getúlio Vargas.