Política

Prefeitura de Viana vai usar inteligência artificial para aprovar projetos

Sistema promete reduzir os prazos para a emissão de licenças e alvarás no município

Tiago Alencar

Redação Folha Vitória
Foto: Prefeitura de Viana

A emissão de alvarás e licenças ambientais na Prefeitura de Viana, na Região Metropolitana, bem como a aprovação de projetos arquitetônicos e a regularização de edificações no município, a partir de agora serão feitas com o apoio de inteligência artificial.

Batizado de "Desenvolve Legal",  o sistema, que promete reduzir prazos para adesão de processos, foi lançado na tarde desta quinta-feira (09), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH).

Segundo o município, com o novo sistema, projetos e licenças que geram impacto ambiental e que demoravam cerca de oito meses para aprovação, agora serão analisados em um prazo de até 45 dias. Já para os projetos  sem impacto, o prazo máximo será de dez 10 dias. 

LEIA TAMBÉM: Presidente da Câmara de Vitória anuncia concurso, reformas e afastamento da delegacia

O sistema é de livre acesso para os proprietários de imóveis que estão sendo construídos na cidade, além dos arquitetos e engenheiros responsáveis pelos empreendimentos. 

Todas as consultas poderão ser feitas de maneira totalmente on-line e digital, de acordo com o prefeito de Viana, Wanderson Bueno.

“Em outros Estados, como Pernambuco e São Paulo, o prazo médio para aprovação dos projetos de uso e ocupação do solo é de cerca de um ano. Com o Desenvolve Legal, todos os projetos na cidade de Viana serão feitos de forma on-line, em tempo real e em prazo recorde”, afirmou Bueno.

Bueno ainda frisou a importância de Viana como polo logístico no Estado, pontuando que o novo sistema garantirá um ambiente de negócios seguro e ágil.

“Mais de 30% dos empreendimentos logísticos do Espírito Santo estão em Viana. Isso mostra a nossa capacidade e a nossa condição de gerar um ambiente de negócios sólido e que traz segurança para quem quer investir na cidade. A plataforma vem para garantir ainda mais celeridade e transparência para atrair ainda mais empreendimentos”, disse o prefeito.

Secretaria garante extinção do uso de papel e modernização dos serviços

A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Gabriela Siqueira, detalhou que o sistema está integrado aos outros sistemas na prefeitura, entre eles o sistema tributário, imobiliário e o protocolo do município, possibilitando a emissão de todos os documentos, alvarás, certidão detalhada, entre outros documentos referentes ao uso e ocupação do solo. 

LEIA TAMBÉM: TC-ES descarta aumento de salário para prefeitos e secretários municipais

A pasta ainda acrescenta que, além de proporcionar mais agilidade, o sistema vai extinguir o uso do papel e a burocracia na tramitação dos projetos.

“O processo vai ser 100% online e a aprovação vai ser em tempo real. O sistema avalia os dados do projeto informando os índices aceitos pelo zoneamento onde o empreendimento vai ser instalado. Ele está totalmente parametrizado conforme o nosso Plano Diretor Municipal (PDM) e o nosso código de obras”, ressaltou Gabriela.